Os Produtos E SERVIÇOS FINANCEIROS - CONCURSO BB DE 2013 (Revisado em 07-03-2024)
SUMÁRIO:
NOTA DO COSIFE:
Veja o ÍNDICE GERAL do CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
As normas contábeis utilizadas no Sistema Financeiro são editadas pelo Banco Central do Brasil com base no descrito na Lei 4.595/1964. Porém, o Banco Central do Brasil exige que grande parte das instituições por ele autorizadas a funcionar deve ser constituída na forma de sociedades por ações (Lei 6.404/1976.
Por sua vez, a Lei das Sociedades por Ações foi alterada para que fosse adaptada às NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade convergidas às normas internacionais. Mas, com base no artigo 61 da Lei 11.941/2009, os dirigentes do Banco Central do Brasil não adaptaram aquelas normas ao que foi adotado no mundo inteiro.
Assim, diante dessa teimosia, as normas de contabilidade do sistema financeiro ficaram diferentes das normas expedidas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Explicações pormenorizadas estão no texto O QUE É O COSIF - Divergências entre o COSIF e os demais Planos Contábeis..
Entre as mais importantes normas contábeis estão:
A custódia de títulos é regulamentada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Por sua vez, o COSIF 1.18 estabelece a forma de contabilização da custódia de títulos e valores mobiliários em Contas de Compensação e dá outras providências.
2. MNI - NORMAS OPERACIONAIS DE INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO
No MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES estão as regras operacionais de Captação de recursos de modo geral . Também no MNI estão as normas operacionais sobre as operações de empréstimo e sobre a prestação de serviços:
3. DEPÓSITOS À VISTA E A PRAZO
4. SISTEMAS DE COBRANÇA DE TRIBUTOS - PRIVATIZAÇÃO DAS COLETORIAS
Veja o texto intitulado os BANCOS COMO AGENTES ARRECADADORES E DE COBRANÇA que explica como foi feita a privatização ou terceirização das COLETORIAS federais, estaduais e municipais.
Sistemas de Cobrança:
5. REPASSE DE RECURSOS FINANCEIROS (OFICIAIS E DO EXTERIOR)
6. OUTRAS OPERAÇÕES FINANCEIRAS