O SUMÁRIO a seguir refere-se ao Concurso do Banco do Brasil de 2013. Para ver
as matérias relativas ao Concurso do Banco do Brasil de 2021 use o SUMÁRIO
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ÍNDICE (coloque-a entre as suas FAVORITAS)
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; COPOM - Comitê de Política Monetária; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo.
Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: Conselho Nacional de Seguros Privados; Superintendência de Seguros Privados; Conselho de Gestão da Previdência Complementar; Secretaria de Previdência Complementar; Instituto de Resseguros do Brasil; sociedades seguradoras; sociedades de capitalização; entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; corretoras de seguros; sociedades administradoras de seguro-saúde.
Produtos BANCÁRIOS e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); letras de câmbio; cobrança e pagamento de títulos e carnês; transferências automáticas de fundos; commercial papers; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, remote banking, banco virtual, dinheiro de plástico; conceitos de corporate finance; fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; vendor finance/compror finance; leasing - arrendamento mercantil (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; crédito rural; cadernetas de poupança; financiamento à importação e à exportação, repasses de recursos do BNDES; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos de seguros.
Mercado de capitais: ações - características e direitos; debêntures; diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas; operações de underwriting; funcionamento do mercado à vista de ações; mercado de balcão; operações com ouro.
Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX e SISCOSERV
Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap.
Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundos Garantidores de Crédito (FGC e FGCoop), Fundos de Aval.
CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 9.613/1998 e suas alterações; pertinentes Normas do Banco Central do Brasil
CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no site do Banco do Brasil S.A. na internet). Código de conduta da alta administração pública. Gestão da Sustentabilidade.
TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei 8.078/1990 (versão atualizada).
ATENDIMENTO (focado em vendas): Resolução CMN 3.849/2010 - Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de OUVIDORIA pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
MARKETING EM EMPRESAS DE SERVIÇOS:
Satisfação, valor e retenção de clientes
Como lidar com a concorrência
Propaganda e promoção
Vendas e Telemarketing.
ETIQUETA EMPRESARIAL: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico
Lei 10.048/2000 - Dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo
Lei 10.098/2000 -
Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida
Lei 10.962/2004 - Dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, previstos na
Lei 8.078/1991.
Lei 9.613/1998 - Índice Geral - Criou o COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras para combater os crimes de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens,m direitos e valores principalmente em paraísos fiscais relatados pela RFB por meio de Instrução Normativa. Trata-se da Blindagem Fiscal e Patrimonial para evitar arresto de bens, direitos e valores pelo Poder Judiciário para pagamento de débitos tributários oriundos também de sonegação fiscal: evasão fiscal, cambial e de divisas (Reservas Monetárias).
Resolução CMN 3.694/2009 - "Código de Defesa do Consumidor Bancário" (Na verdade Código de Defesa dos Banqueiros) - Dispõe sobre a prevenção de riscos
na contratação de operações e na
prestação de serviços por parte de
instituições financeiras e demais
instituições autorizadas a
funcionar pelo Banco Central do
Brasil
Resolução CMN 3.849/2010 - Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do
Edital de Abertura das Inscrições.
CONHECIMENTOS BÁSICOS PORTUGUÊS: Morfologia e sintaxe. Concordância
nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Compreensão e interpretação de
textos. Intertextualidade. Significado das palavras. Denotação e conotação.
Pontuação. Redação (reconhecimento de frases corretas e incorretas).
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números inteiros e racionais: operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões
numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e
operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e
proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e
problemas. Estatística descritiva: média aritmética simples e ponderada.
Gráficos: barras, setores, linhas, infográficos. Juros simples e compostos.
Equações e sistemas do 1º grau. Lógica matemática de uma planilha
eletrônica. Interpretação de informações de natureza matemática em textos de
jornais, revistas e manuais.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema financeiro nacional.
Dinâmica do mercado. Mercado bancário.
Editores de Texto (Microsoft Word 2010 e BrOffice.org Writer 3.1 ou superior): edição e formatação de textos (área de transferência; configuração de fonte; configuração de parágrafo e estilo; inserção e manipulação de tabelas; inserção e quebra de páginas e colunas; cabeçalho e rodapé; configuração da página e do parágrafo; modos de exibição de documento e zoom; ortografia e gramática; criação, gravação, abertura e impressão de documentos).
Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel 2010 e BrOffice.org Calc 3.1 ou superior): edição e formatação de planilhas e gráficos (fórmulas/funções; formatação de fonte, alinhamento, número e estilo; formatação de células; inserção, manipulação e formatação de gráficos; filtros; configuração de página e impressão; criação, gravação, abertura e impressão da planilha e gráficos).
Editor de Apresentações (Microsoft PowerPoint 2010 e BrOffice.org Impress 3.1 ou superior): edição e formatação de slides (formatação de slides, fonte e parágrafo; inserção de imagens, tabelas, ilustrações e cabeçalho e rodapé; configuração de páginas, slides, temas e plano de fundo; transição de slides; animações; apresentação de slides; ortografia e gramática; modos de exibição e classificação de slides; criação, gravação, leitura e impressão de slides).
Conceitos de informática: hardware e software.
Sistemas Operacionais (Windows 7 em português e Linux): criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos; área de trabalho; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet: Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
Tecnologias e ferramentas de colaboração: correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança: realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores.
Conceitos de educação a distância: Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).
NOTA BIBLIOGRÁFICA
PARADA FILHO, Américo Garcia. "CONHECIMENTOS BANCÁRIOS".
COSIF Eletrônico - Portal de Contabilidade.
São Paulo, 01/10/2002. CURSOS.
Disponível em https://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=concursobb. Acessado quarta-feira, 17 de setembro de 2025.