Ano XXVI - 21 de novembro de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   cursos

PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL



CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO

PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL  (Revisada em 09-03-2024)

  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA
  2. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
  3. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
  4. VENDAS E NEGOCIAÇÃO

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil

3.1. MATEMÁTICA FINANCEIRA <= Clique para chegar ao índice

  1. Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira
  2. Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
  3. Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
  4. Sistemas de amortização - Sistema Price; Sistema SAC.

3.2. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS <= Clique para chegar ao índice

  1. Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
  2. Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial)
  3. Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e nãoconvencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
  4. Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública
  5. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros
  6. Noções de Mercado de capitais
  7. Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas
  8. Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários
  9. Taxas de câmbio nominais e reais
  10. Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações
  11. Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio
  12. Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário
  13. Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito
  14. Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais
  15. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias
  16. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 9.613/1998 e suas alterações; Circular BCB 3.978/2020 e Carta Circular BCB 4.001/2020 e suas alterações
  17. Autorregulação bancária
  18. Sigilo Bancário: Lei Complementar 105/2001 e suas alterações
  19. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei 13.709/2018 e suas alterações
  20. Legislação anticorrupção: Lei 12.846/2013 e Decreto 8.420/2015 e suas alterações
  21. Segurança cibernética: Resolução CMN 4.658/2018
  22. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)
  23. Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)

3.3. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA <= Clique para chegar ao índice

  1. Noções de sistemas operacionais - Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2)
  2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint - versão O365)
  3. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança
  4. Proteção de estações de trabalho: Controle de dispositivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal
  5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas
  6. Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet
  7. Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web
  8. Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis
  9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram)
  10. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio
  11. Fundamentos sobre análise de dados
  12. Conceitos de educação a distância
  13. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo
  14. Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).

3.4. VENDAS E NEGOCIAÇÃO <= Clique para chegar ao índice

  1. Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento
  2. Segmentação de mercado
  3. Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente
  4. Gestão da experiência do cliente
  5. Aprendizagem e sustentabilidade organizacional
  6. Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade
  7. Gestão da qualidade em serviços
  8. Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas
  9. Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing
  10. Ética e conduta profissional em vendas
  11. Padrões de qualidade no atendimento aos clientes
  12. Utilização de canais remotos para vendas
  13. Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação
  14. Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.539/2016
  15. Resolução CMN 4.860/2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil
  16. Resolução CMN 3.694/2009 e alterações
  17. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei 13.146/2015
  18. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei 8.078/1990 (versão atualizada).






Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.