PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO
PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL (Revisada em
09-03-2024)
- MATEMÁTICA FINANCEIRA
- CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
- CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
- VENDAS E NEGOCIAÇÃO
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil
3.1. MATEMÁTICA FINANCEIRA <= Clique para chegar ao índice
- Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira
- Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
- Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira
- Sistemas de amortização - Sistema Price; Sistema SAC.
3.2. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
<= Clique para chegar ao índice
- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial)
- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e nãoconvencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública
- Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros
- Noções de Mercado de capitais
- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários
- Taxas de câmbio nominais e reais
- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio
- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário
- Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito
- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais
- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias
- Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei 9.613/1998 e suas alterações; Circular BCB 3.978/2020 e Carta Circular BCB 4.001/2020 e suas alterações
- Autorregulação bancária
- Sigilo Bancário: Lei Complementar 105/2001 e suas alterações
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei 13.709/2018 e suas alterações
- Legislação anticorrupção: Lei 12.846/2013 e Decreto 8.420/2015 e suas alterações
- Segurança cibernética: Resolução CMN 4.658/2018
- Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)
- Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet)
3.3. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
<= Clique para chegar ao índice
- Noções de sistemas operacionais - Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2)
- Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint - versão O365)
- Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança
- Proteção de estações de trabalho: Controle de dispositivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal
- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas
- Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet
- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web
- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis
- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram)
- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio
- Fundamentos sobre análise de dados
- Conceitos de educação a distância
- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo
- Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).
3.4. VENDAS E NEGOCIAÇÃO
<= Clique para chegar ao índice
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento
- Segmentação de mercado
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente
- Gestão da experiência do cliente
- Aprendizagem e sustentabilidade organizacional
- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade
- Gestão da qualidade em serviços
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas
- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing
- Ética e conduta profissional em vendas
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes
- Utilização de canais remotos para vendas
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação
- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.539/2016
- Resolução CMN 4.860/2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil
- Resolução CMN 3.694/2009 e alterações
- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei 13.146/2015
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei 8.078/1990 (versão atualizada).