CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO
PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL
PARTE 3.2. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS (Revisada em 06-10-2024)
Veja também:
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil
ANALISE DO EDITAL BB - 2021 - CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
COMPARTILHAMENTO DE APRESENTAÇÃO NO YOUTUBE
O QUE VAI CAIR NO CONCURSO BB 2021 - SEGUNDO BRAYAN SOUZA
2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Estas páginas relativas aos Conhecimentos Bancários também destinam-se a Contadores, Auditores Internos e Independentes e a Peritos Contábeis. Pessoas formados em outras categorias profissionais de nível superior também podem utilizar o contido nestas páginas como subsídio para sua área de atuação profissional, principal quanto aos Conhecimentos Bancários e quanto à Legislação e as Normas Regulamentares vigentes.
Muitos profissionais podem ter especial interesse sobre temas largamente discutidos neste COSIFE, especialmente na área das Fraudes Financeiras Nacionais e Internacionais, quando também se discorre sobre impactos causados nos Balanços de Pagamentos de todas as Nações. Essas Nações têm sido diuturnamente desfalcadas de seus bens, direitos e valores (patrimônios) que são escondidos em Paraísos Fiscais. Esses desfalque são possíveis com a intermediação dos agentes do sistema financeiro local em todos os países.
Saindo desses países, o patrimônio desfalcado passa a transitar pelo Shadow Banking System (Sistema Financeiro Fantasma, que é tido como o Lado Sombrio do Mercado financeiro e de capitais mundiais). Essa parte SOMBRIA DOS PARAÍSOS FISCAIS envolve principalmente a Sonegação Fiscal, as Fraudes Cambiais e a Evasão de Divisas (Reservas Monetárias), o que já causou grande descompasso em todas as Nações.
É fácil observar que a partir da década de 1980 as Nações tidas como hegemônicas (ricas e desenvolvidas) hoje em dia são as mais endividadas, cujas moedas locais não mais têm lastro em reservas monetárias e também não têm lastro em produtos exportáveis (por isso estão endividadas).
A realidade nos mostra que somente os países do chamado de Terceiro Mundo são os que têm produtos exportáveis para lastrear suas respectivas moedas. Mas, ninguém acredita nessa verdade. Os economistas nada comentam porque esse fato os levariam a desacreditar (a desprezar) as antigas Teorias Econômicas ainda vigentes.