início > contabilidade Ano XX - 21 de maio de 2019



QR - Mobile Link
ESPECIALIZAÇÕES DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ASPECTOS CONTÁBEIS E OPERACIONAIS

ESPECIALIZAÇÕES DA CONTABILIDADE DE CUSTOS (Revisado em 09-07-2018)

  1. NBC-TG-22 - INFORMAÇÕES POR SEGMENTO
  2. CONTABILIDADE DE CUSTOS POR SEGMENTO OPERACIONAL

Veja também:

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

1. NBC-TG-22 - INFORMAÇÕES POR SEGMENTO

No primeiro item da NBC-TG-22 lê-se que a entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio nos quais está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.

Mas, antes mesmo dos usuários externos das Demonstrações Contábeis, os usuários internos incumbidos do gerenciamento da empresa e/ou do conglomerado a que pertence devem ter pleno conhecimento da alocação de custos.

É claro que a NBC-TG-22 estabelece as regras básicas que deverão ser adaptadas às empresas segundo as suas respectivas grandezas e complexidades.

2. CONTABILIDADE DE CUSTOS POR SEGMENTO OPERACIONAL

De conformidade com a complexidade das atividades das empresas, várias diretrizes podem ser tomadas, no que se refere à contabilidade de custos, objetivando o custeamento dos bens ou serviços produzidos para fixação do preço de comercialização e para que seja estabelecido com base em pesquisas de mercado qual o tipo de consumidor é o alvo daquele produto e qual a quantidade que pode ser consumida em determinado país, região, estado da federação ou município.

Atualmente a especialização em contabilidade de custos se torna necessária em muitas atividades empresariais. Vejamos a seguir algumas delas e outras podem ser acessadas através do índice de Especializações da Contabilidade:

  • CONTABILIDADE HOSPITALAR
  • CONTABILIDADE DE TRANSPORTES
  • CONTABILIDADE BANCÁRIA

Na CONTABILIDADE HOSPITALAR, por exemplo, são calculados os custos dos ambulatórios, dos centros cirúrgicos, do pronto socorro, dos ambulatórios médicos, entre outros que podem ser estabelecidos com base nas necessidades.

Na CONTABILIDADE DE TRANSPORTES, além dos custos de administração e vendas, também são calculados os custos por rota, principalmente no transporte de passageiros, seja ele urbano, intermunicipal ou interestadual. Também faz-se necessária a comparação dos custos para transporte de carga por intermédio de frota própria ou mediante a terceirização para outras empresas ou para transportadores autônomos. Neste caso de terceirização também devem ser levados em consideração eventuais riscos complementares, que possam denegrir a imagem institucional da empresa.

Na CONTABILIDADE BANCÁRIA faz se necessário estabelecer nos bancos múltiplos, por exemplo, os custos por agência e por departamentos operacionais como os de operações de câmbio, custódia de títulos e valores mobiliários (incluindo ouro), operações nas bolsas de valores, captação e empréstimo de recursos financeiros, repasse de recursos governamentais e de organismos internacionais, operações compromissadas realizadas no mercado de balcão, operações de arrendamento mercantil, operações de crédito direto ao consumidor e de empréstimo pessoal, etc...


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.