CONTABILIDADE DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
SUMÁRIO:
Veja também: CONTABILIDADE POR SEGMENTO ADMINISTRATIVO
Por Américo G Parada Fº - Coordenador do COSIFE.
1. ANÁLISE DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS
São custos operacionais ou empresariais: aluguéis e leasing, depreciações e amortizações e outros custos incidentes mesmo que a empresa não esteja em funcionamento, como, por exemplo, o IPTU.
Portanto, tal como as empresas comerciais e industriais, as empresas prestadoras de serviços também têm a necessidade de ter uma perfeita contabilidade de custos, principalmente aquelas que tenham grande número de departamentos em uma única loja e também que tenham cadeia de lojas.
É necessário saber os resultados de cada departamento e os resultados de cada loja, para que os dirigentes possam refletir sobre as decisões a tomar quanto ao redimensionamento e até sobre o eventual fechamento de lojas ou departamentos que estão amargando ou sofrendo prejuízos que coloquem em risco a estabilidade ou continuidade econômica e financeira da empresa.
É necessário saber o custo médio de cada tipo de serviço prestado para fixação dos preços a serem cobrados ("precificação"). Veja os principais tipos de custeamento dos serviços:
No momento da fixação dos preços dos serviços prestados, devem ser levados em consideração:
Entre os demais custos operacionais, na CONTABILIDADE DE CUSTOS, estão: