LIVROS, REGISTROS E DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
BALANÇO PATRIMONIAL E EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO (Revisado em 07-03-2024)
SUMÁRIO:
Veja também:
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
1.1. DEFINIÇÃO
Balanço Patrimonial é a representação gráfica da posição patrimonial de uma entidade, em dado momento, indicando a origem dos recursos (passivo - contas credoras) e a aplicação dos mesmos (ativo - contas devedoras).
Veja:
1.2. ATIVO
No Ativo estão as disponibilidades (valores), os direitos e bens de uma Entidade. São representados sempre do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
1) - DISPONIBILIDADES (Ativo Circulante) são todos os valores em Caixa e em Bancos e ainda as moedas estrangeiras e as aplicações em ouro.
2) - BENS são todas as coisas negociáveis tangíveis ou intangíveis, constantes do Ativo, que possam ser suscetíveis de avaliação econômica, de conformidade com as necessidades do mercado ("lei da oferta e da procura").
Bens Tangíveis (Ativo Circulante e Ativo Não Circulante) são os que têm existência física, tais como, veículos terrestres, marítimos ou aeronáuticos, dinheiro, terrenos e edificações, etc.
Bens Intangíveis (Ativo Não Circulante - Ativo Permanente) são os abstratos ou imateriais, que não têm existência física, tais como, fundo de comércio, marcas e patentes, direitos autorais, etc.
3) - DIREITOS: (Ativo Circulante e Ativo Não Circulante) são créditos registrados no Ativo representados por contratos, créditos, títulos e valores mobiliários sobre os quais a entidade exerce domínio legal. Estes aparecem como valores a receber, tais como os créditos junto à clientes, os investimentos em títulos e valores mobiliários, as duplicatas a receber e demais títulos a receber, etc.
O Ativo indica a forma de aplicação desses capitais ou recursos da entidade e está subdividido em:
O Ativo Circulante está dividido em:
O Realizável a Longo Prazo está dividido em:
O Ativo Permanente está dividido em:
1.3. PASSIVO
O passivo (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) contém o conjunto de obrigações a pagar a terceiros. Todos os elementos do Passivo estão descriminados no lado direito do Balanço Patrimonial.
OBRIGAÇÕES são os créditos de terceiros relativos a bens, materiais, matérias primais, valores ou serviços fornecidos à entidade, que se encontram registrados no Passivo como valores a pagar, tais como as duplicatas a pagar, títulos a pagar, os impostos a recolher, os créditos de acionistas ou quotistas e os aprovisionamentos de contas a pagar.
O Passivo: indica a existência de capital de terceiros e está subdividido em:
1.4. PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O Patrimônio Líquido é a diferença entre o valor do Ativo (bens, direitos e valores) e do Passivo (obrigações) de uma entidade em determinado momento, representa o registro do valor que os proprietários da entidade têm aplicado no negócio.
Dentro do Patrimônio Líquido estão o Capital Próprio adicionado das Reservas de Capital (que inclui os Lucros Acumulados), dos Ajustes de Avaliações Patrimoniais (cujo saldo pode ser positivo ou negativo), das Ações ou Quotas em Tesouraria e dos Prejuízos Acumulados.
Patrimônio Líquido = Capital + Reservas ± Ajustes de Avaliação Patrimonial - Prejuízos Acumulados - Ações ou Quotas em Tesouraria.
Quando a soma algébrica na equação acima resulta em saldo negativo (devedor = Patrimônio Líquido Negativo), significa que existe Passivo a Descoberto. Ou seja, a empresa está insolvente.
PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO: indica a origem dos capitais ou recursos de terceiros (entes externos).
PATRIMÔNIO: é o resultado líquido da soma algébrica dos bens, direitos e obrigações de uma Entidade.
Patrimônio = Bens + Direitos + Valores - Obrigações