início > contabilidade Ano XX - 25 de maio de 2019



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CONTABILIDADE DAS ENTIDADES EM REGIME ESPECIAL

CONTABILIDADE DE ENTIDADES EM REGIMES ESPECIAIS

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL, ADMINISTRAÇÃO TEMPORÁRIA, INTERVENÇÃO E LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS - INTRODUÇÃO

O presente tópico sobre os Aspectos Administrativos e Operacionais visa mostrar quais são os procedimentos básicos a serem adotados pelo Perito ou Auditor sob a vista do Síndico da Massa Falida, Administrador, Liquidante ou Interventor no momento imediatamente seguinte à decretação do Regime Especial a que a entidade está se sujeitando.

DEFINIÇÕES

TERMOS DE APURAÇÃO E INVENTÁRIOS A SEREM LAVRADOS

No momento em que se inicia o Regime Especial o Administrador deve efetuar diversos levantamentos para que possa saber a real situação líquida patrimonial da entidade que lhe foi entregue para administração. Todos os Termos de Apuração lavrados podem ser escriturados no Livro de Inventário previsto no Regulamento do Imposto de Renda. Na inexistência desse livro ou se for inviável essa escrituração em razão da quantidade de itens, para maior segurança do novo administrador, os termos e as eventuais planilhas eletrônicas que os acompanhe podem ser impressos por sistema de processamento eletrônico de dados para encadernação na forma de Livro Auxiliar ao Livro Diário ou ao Livro de Inventário. Os Termos de Apuração serão anexados ao Relatório do Novo Administrador que acompanhará o Balanço Patrimonial Ajustado ou o Balanço de Abertura levantando com a data da decretação do Regime Especial.

  • Termo de Posse do Administrador Nomeado
  • Termo de Apuração de Livros e Registros Contábeis, Fiscais e Societários
  • Termo de Ocorrência - Escrituração Contábil em Atraso
  • Termo de Desclassificação da Escrituração Contábil
  • Termo de Apuração de Caixa e de Títulos e Valores Mobiliários no Cofre
  • Termo de Apuração de Títulos e Valores Mobiliários Custodiados em Outras Instituições
  • Termo de Apuração de Títulos e Valores Mobiliários de Terceiros no Cofre
  • Termo de Apuração de Títulos e Valores Mobiliários de Terceiros Custodiados em Outras Instituições
  • Inventário de Bens em Comodato
  • Inventário de Estoques de Mercadorias para Revenda
  • Inventário de Estoques de Matérias Primas
  • Inventário de Estoques de Produtos em Elaboração
  • Inventário de Estoques de Produtos Acabados
  • Inventário de Estoques de Materiais de Consumo
  • Inventário de Bens Não de Uso
  • Inventário de Investimentos do Permanente
  • Inventário de Imobilizado de Uso
  • Levantamento de Créditos - Contas a Receber
  • Convocação de Credores - Contas a Pagar
  • Levantamento do Balanço na Data da Decretação da Intervenção
  • Avaliação Patrimonial
  • Procedimentos para Ajuste da Situação Patrimonial
  • Elaboração do Balanço Patrimonial Ajustado
  • Balanço de Abertura da Escrituração Contábil
  • Relatório do Novo Administrador Nomeado

OUTROS PROCEDIMENTOS DO NOVO ADMINISTRADOR NOMEADO

Veja um Resumo da Legislação Aplicável a cada tipo de Regime Especial


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