PADRON - PLANO CONTÁBIL PADRONIZADO
ESQUEMA Nº 8: APLICAÇÕES FINANCEIRAS (Revisado em 21-02-2024)
1. TÍTULOS DE RENDA FIXA - PREFIXADOS
A contabilização das operações de crédito com a consequente emissão de títulos de crédito será efetuada de três formas, uma em cada tipo de entidade envolvida direta ou indiretamente na operação. Veja quais são os títulos de crédito emitidos em operações de crédito com suas respectivas contabilizações básicas:
Nas demais entidades que realizem meros investimentos ou aplicações financeiras em títulos públicos (emitidos pelas diversas esferas governamentais) ou títulos privados (emitidos por instituições financeiras e por sociedades de capital aberto) serão realizados lançamentos contábeis iguais aos realizados pelas instituições financeiras quando se apresentam como meras investidoras ou aplicadoras nos títulos citados. Vejamos:
11. APLICAÇÕES EM MOEDAS ESTRANGEIRAS
Nota: Os lançamentos contábeis relativos às aplicações em moedas estrangeiras (moeda metálica e em papel) devem ser contabilizadas da mesma forma como são nas instituições do Sistema Financeiro.
Por esse motivo, pode ser utilizado o mesmo esquema de contabilização indicado àquelas instituições, exceto os lançamentos que elas são obrigadas a fazer em Contas de Compensação.
Veja no COSIF o Esquema de Contabilização 17-04 relativo às Aplicações em Moedas Estrangeiras.
12. APLICAÇÕES EM OURO (ATIVO FINANCEIRO) - MERCADO À VISTA (SPOT)
Nota: Os lançamentos contábeis relativos às aplicações em ouro (ativo financeiro - Lei 7.766/1989) devem ser contabilizadas da mesma forma como são nas instituições do Sistema Financeiro.
Por esse motivo, pode ser utilizado o mesmo esquema de contabilização indicado àquelas instituições, exceto os lançamentos que elas são obrigadas a fazer em Contas de Compensação. Veja no COSIF o Esquema de Contabilização 17-03 relativo às Aplicações Temporárias em Ouro.
O ouro adquirido que não seja considerado como Ativo Financeiro negociado nas Bolsas de Mercadorias e de Futuros pode ser contabilizado da mesma forma, mas em subtítulos separado.
15. DERIVATIVOS FINANCEIROS - OPERAÇÕES DE SWAP
15.1. Pelo Compromisso Firmado - Compra
Pelo Depósito das Garantias
Pelo Lançamento do Diferencial a Receber
Pelo Lançamento do Diferencial a Pagar
Pelo Recebimento do Diferencial a Receber
Pelo Pagamento do Diferencial a Pagar
Pela Baixa do Compromisso
Pela Não Liquidação do Compromisso
15.2. Pelo Compromisso Firmado - Venda
Pelo Depósito das Garantias
Pelo Lançamento do Diferencial a Receber
Pelo Lançamento do Diferencial a Pagar
Pelo Recebimento do Diferencial a Receber
Pelo Pagamento do Diferencial a Pagar
Pela Baixa do Compromisso
Pela Não Liquidação do Compromisso