início > contabilidade Ano XX - 17 de setembro de 2019



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INTRODUÇÃO - TEXTOS ELUCIDATIVOS

CONTABILIDADE DIGITAL - SPED

SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

INTRODUÇÃO - TEXTOS ELUCIDATIVOS (Revisado em 03-05-2018)

  1. O SPED SEGUNDO  MANUAL DO LEIAUTE DA ECD
  2. A REALIDADE DO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
  3. A REALIDADE DA CONTABILIDADE DIGITAL
  4. CONTABILIDADE INTEGRADA - Sistemas Eletrônicos de Processamento de Dados
  5. AUDITORIA, PERÍCIA E FISCALIZAÇÃO - Ação Fiscalizadora Governamental
  6. A ESCRITURAÇÃO DIGITAL E A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - com comentários dos representantes do empresariado sonegador de tributos
  7. CRÉDITOS FISCAIS DO ICMS AO CONSUMIDOR
  8. AÇÃO GOVERNAMENTAL CONTRA SONEGAÇÃO FISCAL
  9. CPMF, O MAL NECESSÁRIO
  10. CADASTRO NACIONAL DE CONTAS BANCÁRIAS E A CC5
  11. SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA
  12. OPERAÇÕES DAS EMPRESAS OFFSHORE NO BRASIL

Veja também:

Veja no site do Cosife mais de 100 textos sobre a Sonegação Fiscal cuja prática danosa motivou a implantação dos radicais sistemas de controle governamental.

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

1. O SPED SEGUNDO  MANUAL DO LEIAUTE DA ECD

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto no 6.022, de 22 de janeiro de 2007, com alterações pelo Decreto no 7.979, de 8 de abril de 2013, que o definiu da seguinte maneira:

“O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. (Redação dada pelo Decreto n o 7.979, de 8 de abril de 2013)”.

O projeto SPED tem como objetivos principais:

São vários os benefícios propiciados pelo SPED, entre eles:

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:

  1. Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  2. Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  3. Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.