SISTEMA FINANCEIRO: CRIME SONEGAÇÃO FISCAL NA ESFERA MUNICIPAL
O ISS SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS DE FACTORING (Revisada em 07-03-2024)
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
As empresas de factoring (fomento mercantil ou comercial) também praticam operações semelhantes às de crédito efetuadas pelos bancos. São operações de aquisição e cessão de créditos.
Muitos bancos também possuem em seu conglomerado esse tipo de empresa, que pode atuar indiretamente nos municípios através das agências bancárias do conglomerado financeiro.
O desconto de duplicatas normalmente efetuado pelos bancos, nas empresas de factoring pode ser substituído pela compra de duplicatas e de cheques pré-datados.
Os descontos bancários não estão sujeitos à cobrança do ISS, porém a "prestação de serviços" pelas empresas de factoring estão.
Mesmo operando de forma semelhante aos bancos, as empresas de factoring não são consideradas instituições financeiras, embora a Lei Complementar 105/2001 e a legislação consolidada no RIR - Regulamento do Imposto de Renda as encare como assemelhadas.
Nas empresas de factoring o ISS incide sobre o resultado entre o valor de liquidação futura e o pago no momento da compra dos títulos de crédito, que também podem ser notas promissórias ou cheques pré-datados ou ainda contratos de cessão de direitos creditórios.
Como concorrentes às empresas de Factoring estão:
Veja também:
PRÓXIMA PÁGINA: VOLTANDO AOS RATEIO DE RESULTADOS INTERNOS