RESOLUÇÃO CMN 3.694/2009 - PREVENÇÃO DE RISCOS EM OPERAÇÕES E SERVIÇOS
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO
PARTE 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - AGENTE COMERCIAL
PARTE 3.4. VENDAS E NEGOCIAÇÃO
PARTE 3.4.16. PREVENÇÃO DE RISCOS NA CONTRATAÇÃO DE OPERAÇÕES E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (Revisada em
08-10-2024)
- PREVENÇÃO DE RISCOS NA CONTRATAÇÃO DE OPERAÇÕES E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
- Informações Complementares
Veja também:
-
BB - CÓDIGO DE ÉTICA E NORMAS DE CONDUTA - 2017
- ABR - AUDITORIA BASEADA EM RISCOS
- Política de Relacionamento com o Cliente
- Constituição e o funcionamento de componente organizacional de Ouvidoria
- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei 13.146/2015
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei 8.078/1990
- Legislação sobre a Proteção de Dados -
Lei 13.709/2018 - dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, e altera o
Marco Civil da Internet
(Lei
12.065//2014).
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil
1. PREVENÇÃO DE RISCOS NA CONTRATAÇÃO DE OPERAÇÕES E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
A antiga
Resolução CMN 3.694/2009 foi
REVOGADA e substituída pela
Resolução CMN
4.949/2021 que continuou a dispor sobre princípios e procedimentos a serem adotados no relacionamento com clientes e usuários de produtos e de serviços.
Embora recente, a Resolução CMN 4.949/2021 foi alterada pela
Resolução CMN 5.117/2024 a partir de 01/03/2024.
2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Em complementação ao disposto na
antiga Resolução CMN 3.694/2009 foram expedidos vários normativos que não
foram citados pelo BACEN na nova Resolução CMN
4.949/2021. Vejamos a versão atual (em 08/10/2024) dos antigos vigentes.
-
Resolução CMN 4.765/2019 - Dispõe sobre o cheque especial concedido por instituições financeiras em conta de depósitos à vista titulada por pessoas naturais e por microempreendedores individuais (MEI).
-
Resolução
BCB 32/2020 - Estabelece os requisitos técnicos e os procedimentos
operacionais para a implementação no País do Open Finance
(antigo Open Banking)
-
Resolução BCB 96/2021
- (Resolução
CMN 4.282/2013 -
Lei 12.865/2013
[art. 6º, § 1º; art. 9º, inciso II; e art. 15]) - Dispõe sobre a abertura, a manutenção e o encerramento de contas de pagamento
- vigora a partir de 01/03/2022.
-
Instrução Normativa BCB 371/2023
- Divulga a versão 5.0 do Manual de Escopo de Dados e Serviços do Open Finance.
-
Resolução BCB 334/2023 - vigora a
partir de 01/09/2023 - Estabelece requisitos mínimos e ajustes prudenciais a serem observados por conglomerado prudencial classificado como Tipo 3 no processo de apreçamento de instrumentos financeiros avaliados pelo valor de mercado.
A seguir está o ÍNDICE para que se chegue ao Título I da Lei 8.078/1990 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor - que versa sobre os Direitos do Consumidor.
TÍTULO I - DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR (Artigos 1º - 60)
- CAPÍTULO I - Disposições Gerais
(Artigos 1º - 3º)
- CAPÍTULO II - Da Política Nacional de Relações de Consumo
(Artigos 4º - 5º)
- CAPÍTULO III - Dos Direitos Básicos do Consumidor
(Artigos 6º - 7º)
- CAPÍTULO IV - Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos
(Artigos 8º - 28)
- SEÇÃO I - Da Proteção à Saúde e Segurança
(Artigos 8º - 11)
- SEÇÃO II - Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço
(Artigos 12 - 17)
- SEÇÃO III - Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço
(Artigos 18 - 25)
- SEÇÃO IV - Da Decadência e da Prescrição
(Artigos 26 - 27)
- SEÇÃO V - Da Desconsideração da Personalidade Jurídica
(Artigo 28)
- CAPÍTULO V - Das Práticas Comerciais
(Artigos 29 - 45)
- SEÇÃO I - Das Disposições Gerais
(Artigo 29)
- SEÇÃO II - Da Oferta
(Artigos 30 - 35)
- SEÇÃO III - Da Publicidade
(Artigos 36 - 38)
- SEÇÃO IV - Das Práticas Abusivas
(Artigos 39 - 41)
- SEÇÃO V - Da Cobrança de Dívidas
(Artigos 42 - 42-A)
- SEÇÃO VI - Dos Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores
(Artigos 43 - 45)
- CAPÍTULO VI - Da Proteção Contratual
(Artigos 46 - 54)
- SEÇÃO I - Disposições Gerais
(Artigos 46 - 50)
- SEÇÃO II - Das Cláusulas Abusivas
(Artigos 51 - 53)
- SEÇÃO III - Dos Contratos de Adesão
(Artigo 54)
- CAPÍTULO VII - Das Sanções Administrativas (Artigos 55 - 60)