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CRIAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS NA INTERNET

CRIAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS NA INTERNET

DICAS PARA QUE SUA LOJA VIRTUAL NÃO FRACASSE

São Paulo, 13/01/2012

Referências: Sites Comerciais e de Prestação de Serviços - Planejamento e Desenvolvimento. Resolução CFC 1.303/2010 - Interpretação Técnica sobre o Custo com Sítio para Internet (Website Costs). O que os empresários precisam e devem saber, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de tráfego. Logística, Planejamento Logístico. Aquisição (compra), armazenamento, transporte, venda de produtos ou mercadorias, distribuição e entrega ao consumidor.

Pelos redatores dos site Tecnologia.br.msn.com, publicado em 04/01/2012. Artigo de Arnaldo Korn, diretor presidente do portal Pagamento Já, com comentários e anotações [em azul] por Americo G Parada Fº - Contador CRC-RJ 19750 - Coordenador do site do COSIFe.

O artigo em questão foi inicialmente apresentado pelo redator do caderno sobre tecnologia do site MSN.COM. Eis o que escreveu;

Especialista mostra como ter sucesso no negócio online apontando os principais erros de quem abre uma loja virtual.

O negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece certos riscos de investimentos. Infelizmente no Brasil, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida.

O diretor presidente do portal "Pagamento Já" explica que conhecer os motivos principais que levam a decadência é o primeiro passo para aumentar as chances de sucesso.

Do exposto é possível entender que se trata de matéria publicitária. Isto é, o diretor presidente do portal "Pagamento Já" está tentando propagar a sua empresa que tem a finalidade de intermediar o pagamento e o recebimento entre vendedores e compradores quando o comprador utiliza como forma de pagamento um cartão de crédito.

É importante alertar o usuário do COSIFe que todo negócio, seja ele virtual ou não, sempre vem acompanhado de larga margem do risco de não dar certo. Em razão desse risco e principalmente do aventureirismo da grande maioria dos empreendedores (falta de conhecimento dos negócios que pretende realizar), significativa parte das empresas de pequeno porte chegam à falência antes de completados dois anos de atividade. Porém, o risco do empreendimento ou do investimento não gerar lucro acontece em quaisquer tipos de operações financeiras, incluindo-se nesse grupo as operações de compra e venda de produtos ou mercadorias.

Como exemplo dos riscos existentes nos investimentos podemos citar o que tem acontecido com os bancos, não só no Brasil como também e principalmente no exterior. Se determinado investidor comprar títulos emitidos por um banco, mesmo que ele esteja atuando por longos anos, esse banco pode ser considerado  insolvente (falido) pelo Banco Central de seu país. Assim sendo, se for decretada a liquidação extrajudicial daquele banco (como aconteceu no Brasil em várias ocasiões), o investidor poderá perder todo o investimento efetuado.

O mesmo pode acontecer com os investimentos efetuados nas bolsas de valores. Se a empresa que emitiu as ações estiver falida, fatalmente o investidor perderá o seu investimento.

As explicações acima foram feitas porque semelhante perda pode ocorrer com o comprador de mercadorias pela internet. A loja que está vendendo o produto pode estar falida ou simplesmente pode não existir (não ter sede fixa, não ter inscrição no CNPJ - Cadastro de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda). Assim, quando o pagamento é feito a um intermediário, este, em tese, está garantindo que efetuará o pagamento à quela empresa ou pessoa vendedora somente quando o comprador confirmar o recebimento dos produtos comprados. Esta seria uma forma de garantir o recebimento da mercadoria pelo comprador.

Eis a questão: Quem garante que a empresa intermediária entre o comprador e o vendedor efetuará o pagamento? E se ela também estiver falida?

Portanto, é preciso saber quais são as garantias que terão dessa empresa intermediária tanto os compradores como os vendedores.

Nas compras efetuadas com o cartão de crédito, o comprador tem a possibilidade de cancelar o débito efetuado, cancelando, assim, a operação feita através do cartão de crédito se o produto não for entregue no prazo estipulado. Mas, antes, o comprador deve cancelar o pedido efetuado no site da empresa vendedora ou da intermediária.

Continuando suas explicações, o redator do MSN.COM escreveu: A seguir, confira os oito motivos apontados pelo [mencionado] executivo [diretor presidente do portal "Pagamento Já"] e aprenda por que isso [o fracasso] acontece e como evitar [que a empresa chegue rapidamente à falência, com o encerramento de suas atividades por estar amargando prejuízos].

1 – Falta de Planejamento

Conforme tem escrito o coordenador do site do COSIFe, especialmente no texto intitulado O Que os Empresários Precisam e Devem Saber, o diretor presidente do portal "Pagamento Já", escreveu:

Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro, talvez seja esse o motivo do SEBRAE [entidade privada vendedora de serviços] apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos três primeiros anos de vida.

Sob esse tema veja também o texto intitulado: A Incompetência de Chefes e Patrões Desmotiva o Trabalhador Qualificado.

É impossível almejar [e conseguir] o sucesso sem o [mínimo e necessário] planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, o pontapé inicial que deve ser dado [quando o pretenso empreendedor ou empresário deverá responder] as seguintes questões:

Antes da constituição da empresa, e até mesmo quando o empreendedor deseje operar como pessoas física, é preciso a feitura de um Orçamento Pré-operacional. A sua forma de elaboração está no site do COSIFe em Contabilidade Gerencial - Previsão Orçamentária - e também em Contabilidade de Custos. Veja ainda Contabilidade Financeira e Origem dos Recursos Financeiros das Empresas.

O CFC - Conselho Federal de Contabilidade expediu a Resolução CFC 1.303/2010 que trata dos investimentos contabilizados no grupamento contábil do INTANGÍVEL. Na parte da citada resolução do CFC referente às Interpretações Técnicas da NBC-TG-04 é citado o Ativo Intangível relativo ao Custo com Sítio para Internet (Website Costs). Os investimentos em Ativos Intangíveis são aqueles que de fato existem, porém, não são palpáveis (neles não se pode pegar).

2 – Foco no Mercado

Não tente vender de tudo, deixe isto para as grandes lojas. Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o começo. Na internet uma pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores, basta ter “foco” [FOCO, no sentido figurativo, é aquilo em que alguém concentra sua atenção ou aquilo que busca alcançar - (Dicionário Aurélio)].

3 – Falta de mão de obra qualificada

Não basta saber navegar na internet, é importante conhecer minimamente o “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de tráfego. Estes três itens são básicos e essenciais.

Definições:

4 – Falha na divulgação

Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e portanto ninguém irá comprar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação”, para otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes sociais, divulgação em outros sites, assessoria de imprensa, etc.

Nas lojas físicas encontradas em shopping centers e nas ruas em que é permitido o comércio, os principais veículos de divulgação são o letreiro e a vitrine. Como veículo de divulgação acessório podem ser distribuídos prospectos na região em que se encontra a loja física e também podem ser feitos anúncios em jornais e revistas distribuídas gratuitamente nas residências daquela região em que está estabelecida a empresa e nas regiões vizinhas. Assim sendo, os produtos ou mercadorias serão vendidos para a população daquela mesma região. Mesmo assim, algumas dessas empresas aceitam pedidos efetuados diretamente em seu site na internet.

Nas lojas virtuais "ancoradas" na internet (onde é possível "navegar"), o público alvo não é somente aquele da região onde está a sede física da empresa. Assim sendo, a quantidade de clientes ou fregueses pode ser muito maior que os duma loja física de rua comercial ou de shopping center. Entretanto, esses clientes ou fregueses não são conseguidos em pouco espaço de tempo sem propaganda.

O site do COSIFe, por exemplo, conseguiu os seus mais de 10 mil visitantes diários sem ter feito propaganda. A divulgação do site foi feita pelos próprios internautas que ficaram satisfeitos com o conteúdo encontrado. Portanto, não basta ter um site bonitinho, nem gastar rios de dinheiro em propaganda; o site precisa ter conteúdo para que seja bastante visitado. O conteúdo deve ser de interesse geral ou de terminado segmento operacional, profissional  ou de pessoas (classe social).

Os sites de BUSCA também foram importantes nessa divulgação, principalmente depois que surgiu o GOOGLE invasor. Os sites de BUSCA anteriormente existentes não eram invasores em busca de conteúdos do interesse dos internautas, apenas publicavam aqueles sites que se inscrevessem; funcionavam como as aquelas listas telefônicas conhecidas como "Páginas Amarelas".

5 - Falta de Planejamento Logístico

Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom fazer um planejamento de maneira delicada e detalhada do seu sistema de logística.

Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico (versão 7), a Logística (ou o "Planejamento Logístico") é ciência antiga da qual se houve falar rotineiramente neste Século XXI. Antigamente a palavra logística era a denominação dada pelos gregos à parte da aritmética e da álgebra concernente às quatro operações. Em Filosofia, a Logística seria o conjunto de sistemas de algoritmos aplicado à lógica.

Algoritmos (em matemática) é o processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção do resultado, ou da solução do problema. Em informática, Algoritmo é o conjunto de regras e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema, ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.

Nas guerras imperialistas que existem desde a antiguidade sempre foi importante, e ainda é, a logística de abastecimento das tropas que se encontram em luta no "front" (no território inimigo = na frente de batalha).

Diante dessas definições, chegou à definição atual para LOGÍSTICA ou Planejamento Logístico, que se refere à parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de:

A Logística também pode ser definida como o conjunto de planejamentos e meios necessários para a realização:

Assim sendo, em suma a logística ou o planejamento logístico é o ato em que se estabelece rotinas para:

6 - Fraude

A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando ao seu fechamento, além de acabarem devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas.

Portanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em pagamentos com sistema antifraude conferindo grande segurança nas transações.

7- Falta de Monitoramento

Muitas lojas acabam fracassando, pois a sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que esta ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões - na maioria das vezes erradas - baseadas em suposições.

Sendo assim, a web análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que o web empreendedor se familiarize com o “Google Analytics”.

O Google Analytics é a solução de análise da web de cunho empresarial que fornece a visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing do website. Segundo seus idealizadores, possui recursos avançados, flexíveis e fáceis de usar. Esses recursos técnicos permitem a análise de dados de tráfego. Ainda segundo os seus idealizadores, com o Google Analytics, o website se prepara melhor para compor anúncios mais bem segmentados, fortalecendo suas iniciativas de marketing e criando websites que geram mais rendimentos.

8- Falha no Atendimento

Muito se fala em atendimento - e deveria se falar muito mais - e a sua loja pode ser virtual, mas o cliente é real e necessita de atendimento.

O cliente precisa saber exatamente o que esta acontecendo com o pedido de compra dele. O site, por sua vez, precisa ter um bom canal de comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade.