PADRON - PLANO DE CONTAS PADRONIZADO
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
1.000. ATIVO CIRCULANTE
1.110. DISPONIBILIDADES
1.119. Outras Disponibilidades (Revisado em 21/02/2024)
FUNÇÃO:
A conta registra os valores de numerário que não possam ser contabilizados nas demais contas do DISPONÍVEL. Especialmente devem ser contabilizados nesta conta os valores mobiliários resgatáveis ou que possam ser vendidos no primeiro dia útil seguinte ao lançamento contábil de compra efetuado.
Veja o Esquema de Contabilização sobre Disponibilidades
(*) Contas Obrigatórias.
IMPORTANTE:
É preciso deixar claro que só podem ser considerados como Disponibilidades os Títulos emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central. Nessa mesma condição estão os títulos adquiridos em que a instituição do sistema financeiro vendedora assumiu o compromisso de recomprá-los, com a automática assunção pela entidade compradora do compromisso de revendê-los no prazo de um dia útil (mercado "over night"), cuja regulamentação está no MNI 2-14 - Operações Compromissadas. Os demais títulos serão contabilizados como Investimentos Temporários de Curto Prazo ou de Longo Prazo.
SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Veja a NBC-CTG-2001 - Formalidades da Escrituração Contábil em Forma Digital para Fins de Atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Segundo o Plano de Contas Referencial da Receita Federal (SPED), o grupo das Disponibilidades deve ser subdivididos nas seguintes contas básicas:
INVENTÁRIO E CONCILIAÇÃO
O saldo das contas e a movimentação nos subtítulos da conta devem ser periodicamente inventariadas para a apuração de eventuais diferenças.
Esse inventário será obrigatoriamente efetuado por ocasião do levantamento dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais e dos balanços ou balancetes intermediários, com regularização das pendências mediante o seu registro na contabilidade, ou seja, devem ser contabilizadas as despesas, as perdas, as receitas, os ganhos e as demais movimentações pendentes de contabilização.
Os papéis de trabalho relativos ao inventário, devidamente autenticados pelo funcionário que a procedeu, devem ficar arquivados junto aos demais documentos contábeis para que possam ser averiguados pela auditoria interna ou pelos auditores independentes.