CONTABILIDADE POR SEGMENTOS OPERACIONAL
CINE, VÍDEO, RÁDIO, TELEVISÃO, PROPAGANDA
CONTABILIDADE DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS
ASPECTOS CONTÁBEIS GENÉRICOS (Revisada em 28-03-2024)
Veja também:
Veja ainda:
1.1. Introdução
Mesmo sendo uma entidade sem fins lucrativos, a Rádio Comunitária, assim como as demais entidades do Terceiro Setor, pode ter sistema simples, porém eficiente, de Contabilidade de Custos.
1.2. Custos por Programação e Prestação de Contas
Para tal finalidade bastaria casar as despesas de cada um dos programas apresentados, que seriam centros de custeamento, com as respectivas receitas fornecidas por patrocinadores institucionais.
As demais despesas com a programação também podem ser atreladas a outras verbas recebidas, especialmente a aquelas com destinação específica.
Agindo desse modo, as prestações de contas ficam previamente organizadas, para apresentação a quem de direito a qualquer momento e em qualquer espaço de tempo, mesmo que seja anos depois, inclusive para apresentação aos órgãos fiscalizadores, aos auditores (públicos ou privados) ou ao Poder Judiciário (Perícias Judiciais - Veja explicações complementares em Contabilidade Forense).
Veja informações gerais e complementares sobre a aplicação da Contabilidade de Custos.
1.3. Rateio de Despesas Administrativas
Existem despesas que não estão diretamente vinculadas à Programação. É o caso de despesas como contas de água, luz, telefones, conservação e limpeza das instalações, manutenção de equipamentos, móveis e utensílios, entre muitos outros.
Neste caso, poderia ser efetuado um rateio entre os programas de conformidade com a duração de cada programação.