CONTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Contabilidade imobiliária
PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO - INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
CONTABILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO (Revisado em 21-02-2024)
NO CONDOMÍNIO DE ADQUIRENTES
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
1. ESTABELECIMENTO DO CUSTO ORÇADO
Veja as informações constante da Instrução Normativa SRF 084/1979 - Seção III - Custo Orçado.
CUSTO DO TERRENO
Por ocasião da Contabilização da Averbação do Patrimônio de Afetação na empresa incorporadora foi considerado como preço de venda do terreno averbado a importância de $2.000.000,00. Também foi considerado que o terreno permitiria a construção de 20 unidades residenciais que seriam pagas em 50 parcelas mensais. Então, as parcelas mensais relativas ao terreno seriam no valor de $2.000,00 para cada adquirente.
Pelo aprovisionamento da parcela relativa ao terreno que deve ser repassada à administradora:
Débito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO - Terreno = 2.000.000,00
Crédito = FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO - Terreno Averbado como Patrimônio de Afetação = $2.000.000,00
CUSTO DAS EDIFICAÇÕES
Supondo-se serão construídos 20 unidades de 100m2 cada uma ao custo unitário de $1.000,00 o metro quadrado construído, teríamos o custo da obra em $2.000.000,00 com mais $500.000,00 que seriam gastos nas áreas comuns. Esse custo seria dividido entre as 20 unidades e pago em 50 parcelas de $2.500,00.
Os lançamentos contábeis relativos aos custos das edificações serão efetuados à medida que as compras de materiais e serviços forem efetuadas.
TAXA DE ADMINISTRAÇÃO
Supondo-se que a taxa de administração seria de 30% sobre o custo das edificações ($2.500.000,00), chegamos num total de $750.000,00 que será dividido pelas 20 unidades residenciais e será paga em 50 parcelas de $750,00.
Os lançamentos contábeis relativos à taxa de administração incidente os custos das edificações serão efetuados à medida que as compras de materiais e serviços forem efetuadas.
CUSTO TOTAL DA EDIFICAÇÃO
Então, o custo total do prédio seria de $5.250.000,00 divido por 20 unidades daria $262.500,00 para cada adquirente. Sendo esse valor dividido em 50 meses, as parcelas seriam de $5.250,00.
ETAPAS | CUSTO TOTAL | CUSTO MENSAL POR CLIENTE |
Terreno | $2.000.000,00 | $2.000,00 |
Edificação | $2.500.000,00 | $2.500,00 |
Taxa de Administração | $750.000,00 | $750,00 |
TOTAIS | $5.250.000,00 | $5.250,00 |
2. CONTABILIZAÇÃO DO CUSTO ORÇADO
Depois de efetuada a inscrição do grupo de condôminos o CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e da abertura da conta bancária em nome do Condomínio de Adquirentes, será efetuado o seguinte lançamento contábil de constituição do futuro patrimônio, tendo por base o CUSTO ORÇADO.
Débito = Clientes - Custo Orçado - Unidades a Vender = $5.250.000,00
Crédito = Patrimônio - Custo Orçado - Unidades a Vender = $5.250.000,00
Veja ainda informações complementares sobre os lançamentos contábeis que devem ser efetuados em Contas de Compensação na empresa incorporadora. São elas:
Lançamento Inicial:
Débito = ADMINISTRAÇÃO DE PATRIMÔNIOS DE AFETAÇÃO - Valor Total das Unidades a Vender = $5.250.000,00
Crédito = RESPONSABILIDADES PELA ADMINISTRAÇÃO DE PATRIMÔNIOS DE AFETAÇÃO = $5.250.000,00
3. COMPROMISSO DE VENDA DO IMÓVEL AO CONDÔMINO ADQUIRENTE
Supondo-se, com base no exemplo simplório de orçamento demonstrado acima, cada uma das 20 unidades teria o preço de $262.500,00.
Vejamos o lançamento contábil pelo aprovisionamento pelo total das 20 parcelas de participação no Condomínio de Adquirentes:
Débito = Clientes - Custo Orçado - Unidades Vendidas = $262.500,00
Crédito = Clientes - Custo Orçado - Unidades a Vender = $262.500,00
Débito = Patrimônio - Custo Orçado - Unidades a Vender = $262.500,00
Crédito = Patrimônio - Custo Orçado - Unidades Vendidas = $262.500,00
Veja ainda informações complementares sobre os lançamentos contábeis que devem ser efetuados em Contas de Compensação na empresa incorporadora. São elas:
Lançamento contábil a ser efetuado quando for efetuada a venda do imóvel em construção, pelo recebimento dos títulos de crédito imobiliário (CCI - Cédula de Crédito Imobiliário) emitidos pelo adquirente do imóvel:
Débito = ADMINISTRAÇÃO DE PATRIMÔNIOS DE AFETAÇÃO - Depositários de Valores Mobiliários - Unidades Vendidas - Nome do Cliente = $262.500,00
Crédito = ADMINISTRAÇÃO DE PATRIMÔNIOS DE AFETAÇÃO - Valor Total das Unidades a Vender = $262.500,00
4. RECEBIMENTO DAS PARCELAS MENSAIS
Supondo-se que cada parcela será paga pelos adquirente em 50 parcelas mensais de $5.250,00, o lançamento contábil relativo ao recebimento de cada uma será:
Débito = Caixa / Bancos = $5.250,00
Crédito = Clientes - Custo Orçado - Unidades Vendidas - Nome do Cliente = $5.250,00
Pelo pagamento da parcela do terreno à Administradora:
Débito = FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO - Terreno Averbado como Patrimônio de Afetação = $2.000,00
Crédito = Caixa / Bancos = $2.000,00
5. CONTABILIZAÇÃO DO CUSTO REALIZADO
Basicamente as aquisições de materiais e serviços serão contabilizados a débito de Imobilizado - Custo Realizado e a crédito de Fornecedores - Custo Realizado a Pagar. Vejamos as subcontas dessas duas mencionadas:
IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO
FORNECEDORES - CUSTO REALIZADO A PAGAR
Lançamentos Contábeis:
Pela contabilização das compras de materiais de construção efetuadas:
Débito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO - Construção - Materiais = $
Crédito = FORNECEDORES - CUSTO REALIZADO A PAGAR = $
Pela Contabilização da Folha de pagamento de operários da construção:
Débito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO - Mão de Obra e Encargos Previdenciários
Crédito = Obrigações Trabalhistas
Crédito = Obrigações Previdenciárias
Pelo aprovisionamento da Taxa de Administração
Débito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO - Taxa de Administração = $
Crédito = Obrigações Administrativas - Taxa de Administração = $
Pelo pagamento dos valores aprovisionados:
Débito = FORNECEDORES - CUSTO REALIZADO A PAGAR = $
Débito = Obrigações Administrativas - Taxa de Administração = $
Débito = Obrigações Trabalhistas
Débito = Obrigações Previdenciárias
Crédito = Caixa / Bancos = $
6. OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO PARA A OBRA
Lançamento contábil pela obtenção de empréstimo bancário, com garantia de CCI - Cédulas de Crédito Imobiliário, garantidas ou não pelo terreno e pela parte do imóvel já construída:
Débito = Caixa / Bancos = $1.800.000,00
Débito = Despesas Financeiras a Apropriar = $200.000,00
Crédito = Empréstimos e Financiamentos - Títulos de Crédito Imobiliário = $2.000.000,00
Crédito = Empréstimos e Financiamentos - Outros = $
Observações:
Lançamento contábil pela apropriação das Despesas Financeiras de conformidade com o Regime de Competência.
Débito = Despesas Financeiras = $
Crédito = Despesas Financeiras a Apropriar = $
Lançamento contábil pela liquidação total ou parcial do empréstimo:
Débito = Empréstimos e Financiamentos - Outros
Débito = Empréstimos e Financiamentos - Títulos de Crédito Imobiliário = $
Crédito = Caixa / Bancos = $
Sobre as garantias, veja o texto sobre Alienação Fiduciária da Coisa Móvel e Imóvel.
7. INVESTIMENTO DO FLUXO DE CAIXA EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
Pela aplicação das sobras de caixa no mercado de capitais:
Débito = APLICAÇÕES FINANCEIRAS - Títulos e Valores Mobiliários = $1.000.000,00
Crédito = Receitas Financeiras a Apropriar = $10.000,00
Crédito = Caixa / Bancos = $990.000,00
Pela apropriação das receitas pelo Regime de Competência:
Débito = Receitas Financeiras a Apropriar = $
Crédito = Receitas Financeiras = $
Pelo resgate do título no seu vencimento:
Débito = Caixa / Bancos = $1.000.000,00
Crédito = APLICAÇÕES FINANCEIRAS - Títulos e Valores Mobiliários = $1.000.000,00
8. ENCERRAMENTO DO PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO
Como o lançamento contábil de abertura do grupo de condôminos foi baseado no Custo Orçado do empreendimento imobiliário, que depois das contribuições individuais e das edificações efetuadas transformou-se em Imobilizado contra o Patrimônio integralizado, no encerramento da construção será efetuado o lançamento contábil inverso no momento em que a propriedade de cada um dos imóveis for definitivamente passado para o seu adquirente. Assim sendo, efetua-se o seguinte lançamento:
1) - Se o Custo Realizado for menor que o Custo Orçado:
Débito = Patrimônio - Custo Orçado - Unidades Vendidas = $262.500,00
Crédito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO = $260.000,00
Crédito = Valores a Ressarcir - Nome do Condômino = $2.500,00
2) - Se o Custo Realizado for maior que o Custo Orçado:
Débito = Patrimônio - Custo Orçado - Unidades Vendidas = $262.500,00
Débito = Valores a Receber - Nome do Condômino = 17.500,00
Crédito = IMOBILIZADO - CUSTO REALIZADO = $280.000,00