CONTABILIDADE BÁSICA OU INTRODUTÓRIA
PRELIMINARES (Revisada em 07-03-2024)
SUMÁRIO:
NOTA DO COSIFE: A partir de 01/06/2019 passou a vigorar a NBC-PG-01 (Código de Ética Profissional do Contador)
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
1. RAMIFICAÇÕES DA CONTABILIDADE ADMINISTRATIVA
Diversos usuários do COSIFE têm perguntado se de fato existe Contabilidade Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributária.
Por isso, no site do COSIFE estão publicados, além deste módulo sobre a Contabilidade Introdutória ou Básica, outros que possam evidenciar as principais características da Contabilidade Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributárias, Intermediária, Avançada, entre outras com finalidade específica. E ainda estão publicados vários tópicos sobre as especializações da contabilidade em relação à atividade operacional ou objeto social das entidades com ou sem fins lucrativos.
As Contabilidades Básica ou Introdutória, Intermediária e Avançada seriam os diversos estágios de aprendizado da contabilidade segundo as dificuldades ou complexidades que serão encontradas.
2. CONTABILIDADE GERAL, BÁSICA OU INTRODUTÓRIA
Neste tópico sobre Contabilidade Introdutória estão:
a) - uma breve história da contabilidade desde os tempos mais remotos até a publicação do Frei Luca Paccioli que introduziu o método das partidas dobradas;
b) - a legislação profissional, incluindo o Código de Ética do Contabilista;
c) - os Princípios de Contabilidade;
d) - as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade (Técnicas e Profissionais) convergidas às Normas Internacionais, incluindo Interpretações e Comunicados:
e) - a legislação básica sobre escrituração contábil e toda a demais legislação pertinente à contabilidade;
f) - um plano de contas padronizado (PADRON) que pode ser utilizado por qualquer tipo de entidade independentemente de seu objeto social, as áreas de atuação dos contabilistas e textos correlacionados. Elaborado pelo coordenador deste COSIFE com adaptação às NBC, à Lei das Sociedades por Ações (Contabilidade Societária), ao SPED - Sistema Público de Escrituração Digital (Contabilidade Digital), ao RIR - Regulamento do Imposto de Renda (Contabilidade Fiscal e Tributária).
3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXISTÊNCIA DE VÁRIAS CONTABILIDADES
No que refere às demais denominações que causam dúvidas, podemos dizer que as Contabilidades Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributária em tese não existem.
A Contabilidade Geral aplicada aos diversos tipos de atividades empresariais já oferece todos os subsídios para tais finalidades. Portanto, as citadas contabilidades são meros jargões publicitários para chamar a atenção de pessoas de outras formações de nível superior para o estudo, por exemplo, da legislação tributária e da legislação societária aplicada às atividades empresariais.
Em Contabilidade Gerencial e Financeira discorre-se sobre como o administrador das entidades juridicamente constituídas poderia optar pela alavancagem financeira e operacional como forma de incrementar o crescimento ou progresso empresarial.Mas, é óbvio que tais decisões podem ser tomadas com base Contabilidade Geral e de Custos e também com base em dados estatísticos e mercadológicos.
Veja ainda: