início > cursos Ano XXII - 28 de fevereiro de 2021


QR - Mobile Link
FUNDOS DE INVESTIMENTOS EM DIREITOS CREDITÓRIOS

AS DIVERSAS FACETAS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS

MODELOS OPERACIONAIS INTRIGANTES

São Paulo, 16/08/2012 (Revisada em 16-01-2021)

Referências: Planejamento Tributário - Paraísos Fiscais - Ilhas do Inconfessável, Sonegação Fiscal, Lavagem de Dinheiro, Blindagem Fiscal e Patrimonial, Administração de Caixa Dois, Fundo Ao Portador - Emissão de Cotas para Beneficiário Não Identificado, Sociedade Anônima - Assunção do Controle Acionário de Empresas, Lobistas - Pagamentos de Propina - Corrupção Ativa e Passiva, Subscrição de Capital por Fundo Estrangeiro, Investimentos de Brasileiros no Exterior e de Estrangeiros no Brasil, RMCCI - Manual Alternativo sobre Câmbio e Capitais Internacionais, Contas Correntes Bancárias de Não Residentes - CC5, Fraudes e Crimes Contra Investidores.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS EM DIREITOS CREDITÓRIOS

1. REGULAMENTAÇÃO DOS FUNDOS DE DIREITOS CREDITÓRIOS

Veja a regulamentação desses fundos de investimentos editada pelo Banco Central do Brasil e pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários:

  1. FIDC - Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios - MNI 4-6
  2. Instrução CVM 356/2001 - Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios

2. BOM INVESTIMENTO PARA OS CAPITALISTAS

Considerando os Precatórios como um bom investimento e sabendo que os pequenos credores têm dificuldade para receber os respectivos valores, Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios dedicam especial atenção à compra dessas Cartas Precatórias. Ou seja, existe um mercado especializado na negociação desses Direitos Creditórios.

3. OUTRAS OPERAÇÕES COM DIREITOS CREDITÓRIOS

No texto sobre a Cessão de Direitos Creditórios estão explicações sobre as negociações que podem ser feitas também por Companhias de Securitização de Créditos e por empresas de Factoring - Fomento Comercial.

Para securitização de créditos de importação e exportação existem os Banco de Câmbio - (Forfaitor que realização as operações conhecidas como Forfaiting Financial). Veja também o roteiro de pesquisa e estudo sobre Comércio Exterior.

No MTVM - Manual de Títulos e Valores Mobiliários estão os títulos que podem ser negociados, os tipos de Fundos de Investimentos regulamentados pelas CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

PRÓXIMO TEXTO: FUNDOS DE INVESTIMENTOS MANIPULANDO AS COTAÇÕES NAS BOLSAS DE VALORES


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.