AS DIVERSAS FACETAS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS
MODELOS OPERACIONAIS INTRIGANTES
São Paulo, 16/08/2012 (Revisada em 11-06-2024)
Planejamento Tributário - Paraísos Fiscais - Ilhas do Inconfessável, Sonegação Fiscal, Lavagem de Dinheiro, Blindagem Fiscal e Patrimonial, Administração de Caixa Dois, Fundo Ao Portador - Emissão de Cotas para Beneficiário Não Identificado, Sociedade Anônima - Assunção do Controle Acionário de Empresas, Lobistas - Pagamentos de Propina - Corrupção Ativa e Passiva, Subscrição de Capital por Fundo Estrangeiro, Investimentos de Brasileiros no Exterior e de Estrangeiros no Brasil, RMCCI - Manual Alternativo sobre Câmbio e Capitais Internacionais, Contas Correntes Bancárias de Não Residentes - CC5, Fraudes e Crimes Contra Investidores.
FUNDOS DE INVESTIMENTOS EM DIREITOS CREDITÓRIOS
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe
1. REGULAMENTAÇÃO DOS FUNDOS DE DIREITOS CREDITÓRIOS
Veja a regulamentação desses fundos de investimentos editada pelo Banco Central do Brasil e pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários:
2. BOM INVESTIMENTO PARA OS CAPITALISTAS
Considerando os Precatórios como um bom investimento e sabendo que os pequenos credores têm dificuldade para receber os respectivos valores, Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios dedicam especial atenção à compra dessas Cartas Precatórias. Ou seja, existe um mercado especializado na negociação desses Direitos Creditórios.
3. OUTRAS OPERAÇÕES COM DIREITOS CREDITÓRIOS
No texto sobre a Cessão de Direitos Creditórios estão explicações sobre as negociações que podem ser feitas também por Companhias de Securitização de Créditos e por empresas de Factoring - Fomento Comercial.
Para securitização de créditos de importação e exportação existem os Banco de Câmbio - (Forfaitor que realização as operações conhecidas como Forfaiting Financial). Veja também o roteiro de pesquisa e estudo sobre Comércio Exterior.
No MTVM - Manual de Títulos e Valores Mobiliários estão os títulos que podem ser negociados, os tipos de Fundos de Investimentos regulamentados pelas CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
PRÓXIMO TEXTO: FUNDOS DE INVESTIMENTOS MANIPULANDO AS COTAÇÕES NAS BOLSAS DE VALORES