PADRON - PLANO DE CONTAS PADRONIZADO
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
3.000. PASSIVO
3.400. PASSIVO CIRCULANTE
3.420. OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO
3.427. “BOX” DE CAPTAÇÃO (Revisada em 21/02/2024)
SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Segundo o Plano de Contas Referencial da Receita Federal (SPED), o grupamento relativo às OBRIGAÇÕES DE CURTO PRAZO deve ter obrigatoriamente as seguintes contas básicas a partir de 01/01/2009:
FUNÇÃO:
A conta deve registrar nos subtítulos apropriados o valor dos empréstimos obtidos através de operações efetuadas nas Bolsas de Valores que é conhecido como "Box de Captação".
Veja exemplo de Operação de Renda Fixa mediante Box de Captação no Mercado de Renda Variável (Mercado de Opções das Bolsas de Valores e de Mercadorias e Futuros).
INVENTÁRIO E CONCILIAÇÕES
O saldo e a movimentação dos subtítulos da conta devem ser periodicamente conciliados. Essa conciliação de saldos será obrigatoriamente efetuada por ocasião do levantamento dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais e dos balanços ou balancetes intermediários, com regularização das pendências mediante o seu registro na contabilidade, devidamente comprovadas por documentos hábeis.
Os papéis de trabalho relativos à conciliação, devidamente autenticados pelo funcionário que a procedeu, devem ficar arquivados junto aos demais documentos contábeis para que possam ser averiguados pela auditoria interna ou pelos auditores independentes.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser feita nos termos da legislação tributária federal, que está consolidada no RIR/2018 - Regulamento do Imposto de Renda.
LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES