início > contabilidade Ano XXI - 9 de dezembro de 2019



QR - Mobile Link
NBC-CTA-20 - ANEXO II - Laudo de avaliação do acervo líquido

NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NBC - CT - COMUNICADOS TÉCNICOS

NBC - CTA - COMUNICADOS TÉCNICOS - AUDITORIA

NBC-CTA-20 - LAUDO DE AVALIAÇÃO EMITIDO POR AUDITOR INDEPENDENTE

ANEXO II - Laudo de avaliação do acervo líquido formado por determinados ativos e passivos apurados por meio dos livros contábeis

Companhia ABC (descrever os destinatários)

Dados da firma de auditoria

1. (Firma de auditoria), sociedade estabelecida na cidade de ______________, na (endereço completo), inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o n.º _____, registrada no Conselho Regional de Contabilidade de _______________ sob o n.º ______________, representada pelo seu sócio(a) infra-assinado(a), Sr.(a). _________, contador(a), portador(a) do RG n.º _________, inscrito no CPF sob o n.º _______ e no Conselho Regional de Contabilidade de __________ sob o n.º __________, residente e domiciliado(a) (cidade/estado) com escritório no mesmo endereço da representada, nomeada pela administração da Companhia ABC (Companhia) para proceder à avaliação do acervo líquido formado por determinados ativos e passivos em ___ de _______ de 20X1, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil(*), resumido no Anexo, apresenta a seguir o resultado de seus trabalhos.

(*) Modificar, conforme aplicável, quando se tratar de laudo elaborado para instituições financeiras e outras entidades cuja prática contábil normatizada pelo correspondente órgão regulador for diferente das práticas contábeis adotadas no Brasil.

Objetivo da avaliação

2. O laudo de avaliação do acervo líquido formado por determinados ativos e passivos em ___ de _______ de 20X1 da Companhia ABC tem por objetivo (descrever a finalidade dessa avaliação).

Responsabilidade da administração sobre as informações contábeis

3. A administração da Companhia é responsável pela escrituração dos livros e elaboração de informações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, assim como pelos controles internos relevantes que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de tais informações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. O resumo das principais práticas contábeis adotadas pela Companhia está descrito no anexo ___ do laudo de avaliação.

Alcance dos trabalhos e responsabilidade do auditor independente

4. Nossa responsabilidade é a de expressar uma conclusão sobre o valor contábil do acervo líquido formado por determinados ativos e passivos em ___ de _______ de 20X1, com base nos trabalhos conduzidos de acordo com o Comunicado Técnico CTA 20, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que prevê a aplicação de procedimentos de exame de auditoria aplicados sobre as contas que registram os determinados ativos e passivos que constam do Anexo a esse relatório e que naquela data estavam registrados no balanço patrimonial da Companhia. Assim, efetuamos o exame do referido acervo líquido de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, que requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que o acervo líquido objeto de nosso laudo de avaliação está livre de distorção relevante.

5. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores contabilizados. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante no acervo líquido, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes em relação ao acervo líquido para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas, não, para fins de expressar uma opinião sobre a efetividade desses controles internos da Companhia. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa conclusão.

Conclusão

6. Com base nos trabalhos efetuados, concluímos que o valor de R$ 000,00 (por extenso, incluindo centavos) dos ativos e passivos resumidos no Anexo, conforme constavam do balanço patrimonial em ___ de _______ de 20X1, registrado nos livros contábeis, representa, em todos os aspectos relevantes, o acervo líquido formado por determinados ativos e passivos da Companhia ABC, avaliado de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil(*).

(*) Modificar, conforme aplicável, quando se tratar de laudo elaborado para instituições financeiras e outras entidades cuja prática contábil normatizada pelo correspondente órgão regulador for diferente das práticas contábeis adotadas no Brasil.

Cidade, ___ de _______ de 20XX.

Nome da firma de auditoria

N.º de registro no CRC

Nome do contador responsável

Assinatura

N.º de registro no CRC

(Obs. Nos casos de companhia aberta, para atendimento à Instrução CVM n.º 319/99, deve ser incluída a declaração constante do modelo apresentado no Anexo I.)


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.