início > contabilidade Ano XX - 16 de junho de 2019



QR - Mobile Link
COSIF 1.7.5 - Operações de Subarrendamento - Ativas

COSIF - Plano Contábil das Instituições do SFN
COSIF 1 - Normas Básicas
COSIF 1.7 -
Operações de Arrendamento Mercantil
COSIF 1.7.5 - Operações de Subarrendamento - Ativas
(Revisado em 14-04-2019)

  1. Contabilização das Contraprestações a Receber - Contratos de Subarrendamento adquiridos
  2. Contabilização da Receita de Subarrendamento quando efetuado o pagamento pelo devedor
  3. Contabilização da Variação Cambial de Contrato em Moeda Estrangeira

1.7.5.1 - As contraprestações a receber, assim entendidas a soma de todas as contraprestações a que contratualmente se obriga o subarrendatário, são registradas a débito da adequada conta do desdobramento Subarrendamentos a Receber, em contrapartida com a adequada conta retificadora do desdobramento. (Circ. 1273)

1.7.5.2 - As contraprestações são computadas como receitas de subarrendamento na data em que forem exigíveis, a crédito de RENDAS DE SUBARRENDAMENTOS. (Circ. 1273)

1.7.5.3 - A correção cambial incidente sobre as operações de subarrendamento deve ser registrada a débito da adequada conta de Subarrendamentos a Receber, em contrapartida com: (Circ. 1273)

a) RENDAS A APROPRIAR DE SUBARRENDAMENTOS A RECEBER, pelo valor da correção das receitas da espécie, ao mesmo índice de correção das contraprestações a receber;

b) a adequada conta de Rendas de Arrendamento Mercantil, pela diferença entre o valor de correção das contraprestações a receber e o valor creditado em RENDAS A APROPRIAR DE SUBARRENDAMENTOS A RECEBER, caso exista tal diferença.

NOTA DO COSIFE:

Veja também o COSIF 1.7.9 - Operações de Subarrendamento Passivas.

Veja no COSIF 1.17 - Receitas e Despesas as regras de apropriação de custos, despesas, provisões e contingências, além da apropriação das receitas de curto e longo prazos, com as correspondentes incidências do PIS e COFINS cumulativo e não cumulativo.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.