início > cursos Ano XX - 19 de junho de 2019



QR - Mobile Link
Crimes Contra o Mercado de Capitais - Lei 6.385/1976

BLINDAGEM FISCAL E PATRIMONIAL - ARTIFÍCIOS UTILIZADOS POR SONEGADORES

4 - CRIMES EMPRESARIAIS, DE SERVIDORES PÚBLICOS E DE PROFISSIONAIS DO MERCADO

4.2. - CRIMES PRATICADOS POR ADMINISTRADORES DE ATIVOS

4.2.6 - Crimes Contra o Mercado de Capitais - Lei 6.385/1976

A LIQUIDEZ DO MERCADO DE CAPITAIS

Segundo os profissionais do Mercado de Capitais a atuação dos especuladores é importante porque eles dão liquidez ao mercado de capitais, principalmente quando as ações negociadas são de empresas de grande porte, incluindo as de economia mista.

MANIPULAÇÃO DOS PREÇOS DE MERCADO POR FUNDOS DE INVESTIMENTOS

As grandes instituições financeiras também são administradoras de grandes fundos de investimentos. Então, com tanto dinheiro à disposição do banqueiro, ele pode agir como um grande especulador. Como é significativo o número de fundos de investimentos existentes, o mercado de capitais torna-se uma gigantesca mesa de pôquer em que os profissionais do mercado de capitais fazem suas apostas com o dinheiro dos incautos investidores.

A LIQUIDEZ DADA PELO ACIONISTA CONTROLADOR

A liquidez das ações de companhias abertas de menor porte, é dada pelo acionista controlador, que pode manipular a cotação das ações ao seu bel-prazer, visto que geralmente não existem outras pessoas interessadas por elas. Para não se comprometer com a manipulação, o acionista controlador utiliza "testas de ferro" do próprio mercado de capitais.

A ATUAÇÃO DOS TESTAS DE FERRO

Quando parte dos negócios é intermediado por "testa de ferro" (SCALPER), o lucro nas operações por eles obtido pode ser armazenado num "Caixa Dois" para depois ser distribuído entre a Gangue.

Veja a relação com outros Crimes contra Investidores


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.