PCASP - PLANO DE CONTAS APLICÁVEL AO SETOR PÚBLICO - 2018
4.0.0.0.0.00.00 - VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA
Compreende o aumento no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição de passivo, que resulte em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários.
4.5.0.0.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS E DELEGAÇÕES RECEBIDAS
Compreende o somatório das variações patrimoniais aumentativas com transferências intergovernamentais, transferências intragovernamentais, transferências de instituições multigovernamentais, transferências de instituições privadas com ou sem fins lucrativos, transferências de convênios, transferências do exterior e execuções orçamentárias delegadas.
4.5.1.0.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS INTRAGOVERNAMENTAIS
Compreende as variações patrimoniais aumentativas decorrentes das transferências financeiras relativas à execução orçamentária, e de bens e valores, referentes às transações intragovernamentais.
NOTA DO COSIFE:
MATERIALIDADE DOS ATOS E FATOS A SEREM CONTABILIZADOS
Em tese, podem ser criadas como subcontas de uso interno, quando seus valores apresentam significativo grau de materialidade de conformidade com o descrito na NBC-TA-320 - Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria e nas demais normas que também apresentam explicações mais pormenorizadas dos a materialidade dos atos e fatos administrativos que devem ser contabilizados.
Todos os valores classificados de forma genérica que ultrapassem a 1% do Patrimônio ou do Orçamento devem ser desmembrados.
Então, devem classificados em contas distintas, todos os significativos valores que estejam misturados com outros, que possam ser diferenciados entre si.
4.5.1.1.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
COTA RECEBIDA
Registra o valor dos recursos recebidos pela administração direta decorrentes da programação financeira correspondente ao orçamento anual.4.5.1.1.2.02.00
REPASSE RECEBIDORegistra o valor dos recursos recebidos decorrentes de transferências financeiras entre órgãos da administração direta e indireta, correspondentes ao orçamento anual.
4.5.1.1.2.03.00SUB-REPASSE RECEBIDO
Registra o valor dos recursos recebidos decorrentes de transferências financeiras entre órgãos da administração direta e indireta, correspondentes ao orçamento anual.4.5.1.1.2.04.00
RECURSOS ARRECADADOS - RECEBIDOSRegistra o valor recebido de outro órgão ou entidade referente aos recursos que foram arrecadados (classificados como receita) para pagamento de despesas na unidade recebedora.
4.5.1.1.2.05.00VALORES DIFERIDOS - BAIXA
Registra o valor dos recursos diferidos decorrentes do processo de baixa de recursos diferidos.4.5.1.1.2.08.00
VALORES DIFERIDOS - INSCRIÇÃORegistra os valores no processo de inscrição dos recursos diferidos, subdividindo-se em: cota e repasse diferidos.
4.5.1.1.2.09.00DEVOLUÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS
Registra os valores de devoluções de transferências anteriormente concedidas4.5.1.2.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS - INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Compreende o valor das transferências financeiras recebidas para restos a pagar e outras finalidades independentes da execução orçamentária.4.5.1.2.2.01.01
ORDEM DE TRANSFERÊNCIAS RECEBIDASRegistra o valor da ordem de transferência recebida (OTR) a título de recursos vinculados que deverão permanecer na própria unidade beneficiada.
4.5.1.2.2.01.02MOVIMENTO DE FUNDOS A DÉBITO - CORRESPONDÊNCIA DE DÉBITO - SALDOS NAO FINANCEIROS
Registra a apropriação da transferência de créditos internos entre órgãos correspondentes a saldos não financeiros.4.5.1.2.2.01.03
MOVIMENTO DE FUNDOS A DÉBITO - CORRESPONDÊNCIA DE DÉBITOS - SALDOS FINANCEIROSRegistra a apropriação da transferência de créditos internos entre órgãos correspondentes a saldos financeiros.
4.5.1.2.2.01.99OUTRAS TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS - INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Registra o valor das demais transferências financeiras recebidas independentes da execução orçamentária.4.5.1.2.2.02.00
TRANSFERÊNCIAS NÃO FINANCEIRAS RECEBIDAS - INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIACompreende o valor das transferências recebidas de bens ou valores independentes da execução orçamentária.
4.5.1.2.2.02.01TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS DE BENS IMÓVEIS
Registra o valor das transferências de bens imóveis entre unidades do mesmo órgão.4.5.1.2.2.02.02
DOAÇÕES RECEBIDAS DE BENS IMÓVEISRegistra o valor das doações de bens imóveis entre unidades de órgãos diferentes
4.5.1.2.2.02.03TRANFERÊNCIAS RECEBIDAS DE BENS MÓVEIS
Registra o valor dos bens moveis recebidos em decorrência de transferência entre unidades do mesmo órgão, independente de execução orçamentária.4.5.1.2.2.02.04
DOAÇÕES RECEBIDAS DE BENS MÓVEISRegistra o valor dos bens moveis recebidos em decorrência de transferência de outro órgão.
4.5.1.2.2.02.05TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS DE TÍTULOS E VALORES
Registra o total dos títulos e valores em circulação recebidos por unidade decorrente de transferência de outra unidade de mesma gestão.4.5.1.2.2.02.06
TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS DE TÍTULOS DA DÍVIDA ATIVARegistra o recebimento de títulos da dívida ativa de uma UG para a PGFN ou órgão equivalente.
4.5.1.2.2.02.99OUTRAS TRANSFERÊNCIAS NÃO FINANCEIRAS RECEBIDAS - INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Registra o valor das demais transferências recebidas de bens ou valores independentes da execução orçamentária.4.5.1.2.2.09.00
DEVOLUÇÃO DE TRANSFERÊNCIASRegistra o valor de devoluções de transferências anteriormente concedidas.
4.5.1.3.0.00.00 - TRANSFERENCIAS RECEBIDAS PARA APORTES DE RECURSOS PARA O RPPS
4.5.1.4.0.00.00 - TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS PARA APORTES DE RECURSOS PARA O RGPS
4.5.1.5.2.00.00 - TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS PARA APORTES DE RECURSOS PARA O SISTEMA DE PAGAMENTO DE PENSÕES MILITARES – INTRA OFSS
Compreende o valor das transferências recebidas para os aportes financeiros do ente para cobertura de insuficiências financeiras, formação de reserva e cobertura de déficits financeiros ou atuariais do regime dos militares e outros aportes, exceto os decorrentes de alíquota de contribuição suplementar. Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS) do ente.