início > contabilidade Ano XX - 20 de junho de 2019



QR - Mobile Link
NBC-TO-3420 – APÊNDICE:  Modelo de relatório de auditor independente com opinião sem modificações

NBC - NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE

NBC-TO - NORMAS DE ASSEGURAÇÃO DE INFORMAÇÃO NÃO HISTÓRICA

NBC-TO-3420 (R1) - TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO SOBRE A COMPILAÇÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS PRO FORMA INCLUÍDAS EM PROSPECTO

APÊNDICE: (ver item A57)

Exemplo de relatório de auditor independente com opinião sem modificações

RELATÓRIO DE ASSEGURAÇÃO EMITIDO POR AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE A COMPILAÇÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS PRO FORMA INCLUÍDAS EM PROSPECTO.

Destinatário

Concluímos nosso trabalho de asseguração para emissão de relatório sobre a compilação de informações financeiras pro forma da Companhia ABC, elaborada sob responsabilidade de sua administração. As informações financeiras pro forma compreendem o balanço patrimonial pro forma em [data], a demonstração do resultado pro forma para o período findo em [data] e as respectivas notas explicativas, apresentados nas páginas xx a xx do prospecto emitido pela Companhia ABC. Os critérios aplicáveis com base nos quais a administração da Companhia compilou as informações financeiras pro forma estão especificados no CTG 06 do Conselho Federal de Contabilidade e estão sumariados na nota explicativa Y.

As informações financeiras pro forma foram compiladas pela administração da Companhia para ilustrar o impacto do [evento ou transação] apresentado na nota explicativa X sobre o balanço patrimonial da Companhia em [especificar a data] e sua demonstração do resultado para o período findo naquela data, como se o [evento ou transação] tivesse ocorrido em [especificar data]. Como parte desse processo, informações sobre a posição patrimonial e financeira e do desempenho operacional da Companhia foram extraídas pela administração da Companhia das demonstrações contábeis da Companhia para o período findo em [data], sobre as quais [especificar se foi emitido algum relatório de auditoria ou de revisão pelo próprio auditor ou por outro auditor independente, assim como no caso em que não foi emitido nenhum relatório de auditoria ou revisão]. Explicar, também, se o relatório conteve alguma modificação e se em consequência dessa modificação houve alguma descrição do seu impacto no prospecto.

Responsabilidade da administração da companhia pelas informações financeiras pro forma

A administração da Companhia é responsável pela compilação das informações financeiras pro forma com base nos [critérios aplicáveis].

Nossa independência e controle de qualidade (Incluído pela NBC TO 3420 (R1))

Cumprimos com a independência e outros requerimentos de ética das NBCs PG 100 e 200 e NBC-PA-291, que são fundamentados nos princípios de integridade, objetividade e competência profissional e que, também, consideram o sigilo e o comportamento dos profissionais. (Incluído pela NBC TO 3420 (R1))

Aplicamos os padrões internacionais de controle de qualidade estabelecidos na NBC-PA-01 e, dessa forma, mantemos apropriado sistema de controle de qualidade que inclui políticas e procedimentos relacionados ao cumprimento dos requerimentos de ética, padrões profissionais, exigências legais e requerimentos regulatórios. (Incluído pela NBC TO 3420 (R1))

Responsabilidades do auditor independente

Nossa responsabilidade é expressar uma opinião, conforme requerido pela Comissão de Valores Mobiliários sobre se as informações financeiras pro forma foram compiladas pela administração da Companhia, em todos os aspectos relevantes, com base nos [critérios aplicáveis].

Conduzimos nosso trabalho de acordo com a NBC-TO-3420 - Trabalho de Asseguração sobre a Compilação de Informações Financeiras Pro Forma Incluídas em Prospecto, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, equivalente à Norma Internacional emitida pela Federação Internacional de Contadores ISAE 3420. Essas normas requerem que os auditores planejem e executem procedimentos de auditoria com o objetivo de obter segurança razoável de que a administração da Companhia compilou, em todos os aspectos relevantes, as informações financeiras pro forma com base nos [critérios aplicáveis]. (Alterado pela NBC TO 3420 (R1))

Para os fins deste trabalho, não somos responsáveis pela atualização ou reemissão de quaisquer relatórios ou opiniões sobre quaisquer informações financeiras históricas usadas na compilação das informações financeiras pro forma, tampouco executamos, no curso deste trabalho, auditoria ou revisão das demonstrações contábeis e demais informações financeiras históricas usadas na compilação das informações financeiras pro forma.

A finalidade das informações financeiras pro forma incluídas no prospecto é a de exclusivamente ilustrar o impacto do evento ou da transação relevante sobre as informações financeiras históricas da entidade, como se o evento ou a transação tivesse ocorrido na data anterior selecionada para propósito ilustrativo. Dessa forma, nós não fornecemos qualquer asseguração de que o resultado real do evento ou da transação em [especificar data] teria sido conforme apresentado.

Um trabalho de asseguração razoável sobre se as informações financeiras pro forma foram compiladas, em todos os aspectos relevantes, com base nos critérios aplicáveis, envolve a execução de procedimentos para avaliar se os critérios aplicáveis adotados pela administração da Companhia na compilação das informações financeiras pro forma oferecem base razoável para apresentação dos efeitos relevantes diretamente atribuíveis ao evento ou à transação, e para obter evidência suficiente apropriada sobre se:

  • os correspondentes ajustes pro forma proporcionam efeito apropriado a esses critérios; e
  • as informações financeiras pro forma refletem a aplicação adequada desses ajustes às informações financeiras históricas.

Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor independente, levando em consideração seu entendimento sobre a Companhia, sobre a natureza do evento ou da transação com relação à qual as informações financeiras pro forma foram compiladas, bem como outras circunstâncias relevantes do trabalho. O trabalho envolve ainda a avaliação da apresentação geral das informações financeiras pro forma.

Acreditamos que a evidência obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião sobre a compilação das informações financeiras pro forma.

Opinião

Em nossa opinião, as informações financeiras pro forma foram compiladas, em todos os aspectos relevantes, com base nos [critérios aplicáveis]/[ou as informações financeiras pro forma foram adequadamente compiladas de acordo com a base informada em xx].

[Local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório)]

[Data do relatório do auditor independente]

[Nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica)]

[Nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica)]

[Números de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório]

[Assinatura do auditor independente]


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.