POISON PILL - ACIONISTAS MINORITÁRIOS SÃO VERDADEIRAS PÍLULAS DE VENENO
A CRISE PROVOCADA POR NEOCOLONIZADORES PRIVADOS ESTABELECIDOS EM PARAÍSOS FISCAIS
São Paulo, 25/01/2018 (Revisada em 20/02/2024)
11. EXPORTAÇÕES INTERMEDIADAS POR EMPRESAS OFFSHORE DE PARAÍSOS FISCAIS
SUMÁRIO:
Veja também:
Por AMÉRICO G PARADA Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
11.1. FLUXOGRAMA SOBRE O SUBFATURAMENTO DAS EXPORTAÇÕES
Sobre o tema em questão, veja o texto na categoria de Planejamento Tributário ilegal ou fraudulento, denominado Subfaturamento das Exportações.
O texto indicado explica como é praticado esse tipo de ilegalidade (simulação ou dissimilação de operações) mediante o Subfaturamento das Exportações para paraísos fiscais, sendo que a mercadoria embarca em navio é de forma simulada (com a emissão de documentação falsa) é reexportada para o seu verdadeiro destino sem que tenha passado por aquela "ilha do inconfessável". Os paraísos fiscais nessa condição de cúmplices da sonegação fiscal, fazem o registro cartorial de empresas fantasmas (chamadas de offshore).
Pior, esse tipo de empresa nem pode operar naquele país que falsamente lhe deu legalidade a falsa legalidade. Estas mencionadas empresas são constituídas justamente com o intuito de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro obtido na ilegalidade e ocultação de bens direito e valores de corruptos e corruptores, além esconder o dinheiro sujo de contrabandistas, traficantes e terroristas.
Para combate a esse tipo de ilegalidade nas importações e exportações foi sancionada a legislação e as normas sobre Preços de Transferência. Essa foi a denominação escolhida pelos causídicos, aprovada pelos nossas legisladores, talvez com o intuito de dificultar o seu conhecimento pelos cidadãos comuns (não especializados nessas questões).
11.2. FLUXOGRAMA OPERAÇÕES DE DRAWBACK
OPERAÇÕES SIMULADAS E DISSIMULADAS COM DESVIO DE LUCROS PARA PARAÍSO FISCAL
FRAUDE CAMBIAL - SONEGAÇÃO FISCAL - INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL - EVASÃO DE DIVISAS
Depois dessas operações simuladas e dissimuladas, o Brasil importa o açúcar do Paraíso Fiscal CC5.
Por isso. sendo o Brasil um tradicional exportador de açúcar, desde os tempos do IAA - Instituto do Açúcar e do Álcool, hoje em dia também é um grande importador de açúcar.
Veja outra operação verdadeiramente efetuada em DRAWBACK - FLUXOGRAMA DE IRREGULARIDADES
Veja também as informações complementares sobre DRAWBACK em Comércio Exterior em que estão a legislação e as normas pertinentes.
11.3. FLUXOGRAMA DE OPERAÇÕES DE LEASING
Clique na imagem para ler as informações sobre o tema em questão.
11.4. FLUXOGRAMA DE OPERAÇÕES DE LEASEBACK
Clique na imagem para ler as informações sobre o tema em questão.