Ano XXV - 14 de julho de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   contabilidade
4.6.2.0.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO


CONTABILIDADE PÚBLICA

PCASP - PLANO DE CONTAS APLICÁVEL AO SETOR PÚBLICO - 2018

4.0.0.0.0.00.00 - VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA
Compreende o aumento no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição de passivo, que resulte em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários.

4.6.0.0.0.00.00 - VALORIZAÇÃO E GANHOS COM ATIVOS E DESINCORPORAÇÃO DE PASSIVOS
Compreende a variação patrimonial aumentativa com reavaliação e ganhos de ativos, bem como com a desincorporação de passivos.

4.6.2.0.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO
Compreende o ganho com alienação de ativos, ou seja, quando o valor alienado do ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho.

NOTA DO COSIFE:

MATERIALIDADE DOS ATOS E FATOS A SEREM CONTABILIZADOS

Em tese, podem ser criadas como subcontas de uso interno, quando seus valores apresentam significativo grau de materialidade de conformidade com o descrito na NBC-TA-320 - Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria e nas demais normas que também apresentam explicações mais pormenorizadas dos a materialidade dos atos e fatos administrativos que devem ser contabilizados.

Todos os valores classificados de forma genérica que ultrapassem a 1% do Patrimônio ou do Orçamento devem ser desmembrados.

Então, devem classificados em contas distintas, todos os significativos valores que estejam misturados com outros, que possam ser diferenciados entre si.

4.6.2.1.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE INVESTIMENTOS

  • 4.6.2.1.1.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE INVESTIMENTOS - CONSOLIDAÇÃO
    Compreende/Registra o ganho com alienação de investimentos, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho. Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).

4.6.2.2.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE IMOBILIZADO

  • 4.6.2.2.1.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE IMOBILIZADO - CONSOLIDAÇÃO
    Compreende/Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho. Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).
    • 4.6.2.2.1.01.00 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS
      Compreende o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Bens Móveis.
      • 4.6.2.2.1.01.01 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas.
      • 4.6.2.2.1.01.02 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE BENS DE INFORMÁTICA
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Bens de Informática.
      • 4.6.2.2.1.01.03 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Móveis e Utensílios.
      • 4.6.2.2.1.01.04 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE MATERIAIS CULTURAIS, EDUCACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Materiais Culturais, Educacionais e de Comunicação.
      • 4.6.2.2.1.01.05 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE VEÍCULOS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Veículos.
      • 4.6.2.2.1.01.07 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS EM ANDAMENTO
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Bens Móveis em Andamento.
      • 4.6.2.2.1.01.08 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS EM ALMOXARIFADO
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Bens Móveis em Almoxarifado.
      • 4.6.2.2.1.01.09 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE ARMAMENTOS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Armamentos.
      • 4.6.2.2.1.01.10 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE SEMOVENTES
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Semoventes.
      • 4.6.2.2.1.01.99 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE DEMAIS BENS MÓVEIS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença Registra o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Demais Bens Móveis.
    • 4.6.2.2.1.02.00 - GANHO LÍQUIDO COM A ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS
      Compreende o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Ganho Líquido com a Alienação de Bens Imóveis.
      • 4.6.2.2.1.02.01 - PRODUTO DE ALIENAÇÕES
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Produtos de Alienações.
      • 4.6.2.2.1.02.02 - ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Alienação de Imóveis Rurais.
      • 4.6.2.2.1.02.03 - ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Alienação de Imóveis Urbanos.
      • 4.6.2.2.1.02.99 - ALIENAÇÃO DE OUTROS BENS IMÓVEIS
        Registra o ganho com alienação de ativo imobilizado, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho - Alienação de Outros Bens Imóveis.
    • 4.6.2.2.1.97.00 - (-) DEDUÇÃO DOS GANHOS COM ALIENAÇÃO DE IMOBILIZADO
      Compreende as deduções dos ganho com alienação de ativo imobilizado - Dedução dos Ganhos com Alienação de Imobilizado.
      • 4.6.2.2.1.97.01 - (-) DEDUÇÃO ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS
        Registra as deduções dos ganho com alienação de ativo imobilizado - Dedução Alienação de Bens Móveis.
      • 4.6.2.2.1.97.02 - (-) DEDUÇÃO ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS
        Registra as deduções dos ganho com alienação de ativo imobilizado - Dedução Alienação de Bens Imóveis.

4.6.2.3.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE INTANGÍVEIS

  • 4.6.2.3.1.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE INTANGÍVEIS - CONSOLIDAÇÃO
    Compreende/Registra o ganho com alienação de ativos intangíveis, ou seja, quando o valor alienado do referido ativo e maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreende o ganho. Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).
    • 4.6.2.3.1.01.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE SOFTWARES
      Registra a variação patrimonial aumentativa de ganhos com alienação de softwares.
    • 4.6.2.3.1.02.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE MARCAS, DIREITOS E PATENTES INDUSTRIAIS
      Registra a variação patrimonial aumentativa de ganhos com alienação de marcas, direitos e patentes industriais.
    • 4.6.2.3.1.03.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE DIREITO DE USO DE IMÓVEIS
      Registra a variação patrimonial aumentativa de ganhos com alienação de direito de uso de imóveis.

4.6.2.9.0.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE DEMAIS ATIVOS

  • 4.6.2.9.1.00.00 - GANHOS COM ALIENAÇÃO DE DEMAIS ATIVOS - CONSOLIDAÇÃO
    Compreende/Registra o ganho com alienação de demais ativos, não discriminados nas categorias anteriores, incluindo os investimentos do RPPS, quando o valor alienado do referido ativo seja maior que o seu valor contábil, de maneira que a diferença compreenda o ganho. Compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).






Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.