EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AUDITORES INDEPENDENTES
ANEXO II - COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM)
LEGISLAÇÃO E NORMAS DO MERCADO DE CAPITAIS
BUSCA DE DELIBERAÇÕES CVM & PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS DO CPC (Revisada em 10-03-2024)
NOTA DO COSIFE:
Torna-se importante esclarecer que os pronunciamento do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis não são efetivas normas contábeis. Esses pronunciamentos existem por força duma excrescência do Poder Legislativo (veja os comentários sobre o artigo 5º da Lei 11.638/2007) que reconheceu o direito das Agências Nacionais Reguladoras (como são o Banco Central, CVM, SUSEP, entre outras) de expedir normas contábeis nas suas respectivas áreas de atuação. Isto é contrário ao esforço mundial de uniformização das Normas de Contabilidade, ao qual está associado o CFC - Conselho Federal de Contabilidade.
Diante da legislação que alicerça a atuação do CFC, a partir de 01/06/2019 passou a vigorar a NBC-PG-01 (Código de Ética Profissional do Contador). Este estabelece as penalidade pelo não cumprimentos das NBC. Assim sendo, os contadores (incluindo os auditores e os peritos) em seus pareceres e nos demais documentos contábeis, devem apenas ter como base do exercício profissional as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Veja os Pronunciamentos CPC com suas correlações com as IAS/IFRS/IFRIC e com as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, Interpretações e Comunicados Técnicos, com os respectivos endereçamentos.