ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO CFC TRAZ ESCLARECIMENTOS PARA ME / EPP
REFERE-SE À INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ITG-1000
São Paulo, 02/12/2015 (Revisada em 16-03-2024)
Referências: MPE - Micros e Pequenas Empresa, NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC-TG-1000, Interpretação ITG-1000 e Orientação OTG-1000 - Esclarecimentos sobre a Contabilidade das Microempresas (ME) e das Empresas de Pequeno Porte (EPP).
NOTA DO COSIFE:
A Orientação Técnica Geral 1000 do CFC traz esclarecimentos sobre a contabilidade de MPE - Micros e Pequenas Empresas ou de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Veja os correspondentes normativos:
Veja ainda informações sobre a utilização do Livro de Balancetes Diários e Balanços. O Decreto-Lei 486/1969 permite a contabilização por resumos mensais. Neste caso, seria necessária a escrituração pormenorizada do Livro Razão (Art. 259 do RIR/1999).
Texto em letras pretas por Juliana Oliveira da RP1 Comunicação - publicado em 01/12/2015 no site do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Aqui com edição do texto original por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIF-e para adaptação ao modelo de publicação utilizado pelo COSIF-e e com a colocação de endereçamentos e comentários em azul.
Para auxiliar os responsáveis pela contabilidade das microempresas e empresas de pequeno porte, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no dia 24 de novembro, em seu site, a Orientação Técnica Geral (OTG) 1.000 [OTG-1000].
A OTG tem a finalidade de esclarecer pontos relevantes da Interpretação Técnica Geral (ITG) 1.000 [ITG-1000], como o que trata da obrigatoriedade de manutenção de escrituração contábil e o que aborda os lançamentos contábeis diários, entre outros.
Esta é a primeira vez que o CFC publica uma OTG, instrumento que não tem função normativa e visa a esclarecer pontos passíveis de dúvida por parte dos profissionais de contabilidade.
A elaboração do texto foi uma iniciativa do CFC, da Fenacon, do Sebrae Nacional e da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa.
Aborda pontos importantes como:
Segundo a vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, a OTG vai auxiliar os profissionais da contabilidade porque traz clareza à ITG 1.000. Ela explica:
“Embora a ITG já fosse uma simplificação da Norma Brasileira de Contabilidade Geral 1.000 [NBC-TG-1000], muitos profissionais procuravam o Sebrae e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa com dúvidas sobre como executar a contabilidade das MPEs. Diante disso, produzimos um texto a muitas mãos, com o intuito de simplificar a contabilidade das pequenas empresas”.