ASPECTOS OPERACIONAIS
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1.1. Transporte Rodoviário de Passageiros
O transporte de passageiros pode ser:
a) - urbano e intermunicipal (muito comum nas cidades dormitório das grandes metrópoles)
b) - interestadual (geralmente entre capitais e cidades mais importantes)
c) - internacional (comum no Brasil com empresas de turismo que exploram as rotas entre o Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, aproveitando os itinerários pelas cidades de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, na ida, e do interior do Paraná, na volta), geralmente saindo do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Em qualquer dos casos mencionados, o detalhe mais importante é a fixação de preços das passagens que garantam a rentabilidade esperada. As empresas geralmente exploram várias rotas e cada uma tem uma peculiaridade. Por isso é importante a fixação dos custos por rota com o veículo vazio e com a média de passageiros transportados, que será o padrão para fixação do preço das passagens.
Obviamente que deverão ser utilizados os conhecimentos científicos de estatística, colhendo-se dados de diversos horários, em todos os dias da semana, nas semanas de cada mês, nos fins de semana, nos períodos de feriado prolongado, em cada mês, em cada trimestre e em vários anos.
TRANSPORTE URBANO E INTERMUNICIPAL
No Transporte Urbano e Intermunicipal deve ser estudada a velocidade média nas diversas regiões dos centros urbanos e principalmente nas zonas metropolitanas. Essas velocidades, dependendo dos engarrafamentos, pode variar entre 10 e 15 km/hora. Também deve ser levado em conta algumas peculiaridades como o transporte por intermédio de ônibus convencional, por ônibus articulado, por micro-ônibus ou por peruas. Em algumas cidades, este último se tornou mais viável, principalmente quando explorado por cooperativas de transportadores autônomos.
Ver os Estados e seus respectivos Municípios
TRANSPORTE INTERESTADUAL
No Transporte Intermunicipal, se forem utilizadas vias expressas, a velocidade média aumentará, mas talvez nunca ultrapasse a média de 50km/h (de uma estação rodoviária até outra). No caso das regiões metropolitanas, o normal seria a velocidade média de 25km/h, considerando-se que os veículos também vão trafegar pelas zonas de congestionamento até chegarem às vias expressas. Os corredores exclusivos para ônibus geralmente aumentam a velocidade, principalmente se existirem zonas de ultrapassagem para os ônibus expressos, porque os ônibus urbanos tem a velocidade média entre 10 e 15 km/h.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
No Transporte Rodoviário interestadual e internacional, a velocidade média pode chegar a 75km/h em rodovias de boa qualidade, com parada para refeições. Em velocidades médias superiores a 75 km/h a viagem torna-se perigosa.
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Transporte Rodoviário de Cargas
Ver: Estados e seus respectivos Municípios
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3. TRANSPORTE MARÍTIMO E FLUVIAL
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