início > contabilidade Ano XX - 22 de maio de 2019



QR - Mobile Link
COSIF 1.3.1 - Caixa

COSIF - Plano Contábil das Instituições do SFN
COSIF 1 - Normas Básicas
COSIF 1.3 -
Disponibilidades
COSIF 1.3.1 - Caixa
(Revisado em 14-04-2019)

  1. Contabilização das diferenças de numerário
  2. Contabilização de cheques e outros papéis que esteja em CAIXA
  3. Contabilização dos recebimentos ou pagamentos - Regime de Competência diário
  4. Conferência periódica do saldo de caixa - Termo de conferência

1.3.1.1 - As diferenças de numerário contabilizam-se: (Circ. 1273)

a) - quando a menor, em DEVEDORES DIVERSOS - PAÍS, no subtítulo de uso interno Diferenças de Caixa, com indicação do nome do funcionário responsável, transferindo-se a diferença não regularizada, após esgotados todos os meios usuais e normais de cobrança, até o final do semestre seguinte para PERDAS DE CAPITAL. Admite-se a transferência antes desse prazo, se ficar comprovada a impossibilidade de recuperação;

b) - quando a maior, em CREDORES DIVERSOS - PAÍS, no subtítulo de uso interno Diferenças de Caixa, transferindo-se a diferença não regularizada até o final do semestre seguinte ao da ocorrência para GANHOS DE CAPITAL.

1.3.1.2 - Os cheques e outros papéis registrados transitoriamente na conta CAIXA não podem compor o saldo da conta no fim do dia, que expressará, exclusivamente, o numerário existente. (Circ. 1273)

1.3.1.3 - Quaisquer recebimentos ou pagamentos realizados no expediente normal, ou mesmo fora dele, não podem ser pós-datados e integram o movimento do dia, para efeito de contabilização. (Circ. 1273)

1.3.1.4 - A instituição deve providenciar a conferência periódica do saldo de caixa, pelo menos por ocasião dos balancetes e balanços, procedimento extensivo a todas as dependências da sociedade que tenham sob sua responsabilidade a guarda e controle de numerário, devendo o respectivo termo de conferência, devidamente autenticado, ser arquivado para posteriores averiguações. (Circ. 1273) - [ver NOTA 1.3.1.4]


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.