início > cursos Ano XXI - 12 de dezembro de 2019



QR - Mobile Link
CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CONSTITUIÇÃO DE ENTIDADES DO SFN - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SFN - ROTEIROS DE PESQUISA E ESTUDO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Revisada em 14-10-2019)

Empresa Pública - Subsidiária Integral

A CAIXA foi criada em 1861 e, desde então, é o principal agente de políticas públicas do governo federal. Presente na vida de milhões de brasileiros, é uma empresa 100% pública que atende não apenas clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Integração Social (PIS), do Seguro-Desemprego, de programas sociais, além de usuários das unidades lotéricas.

Ao priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social do país, além de contribuir para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

Além disso, a atuação da CAIXA se estende aos palcos, salas de aula e pistas de corrida ao apoiar inúmeras iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas.

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública, criada nos termos do Decreto-Lei 759/1969, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional, podendo criar e suprimir sucursais, filiais ou agências, escritórios, dependências e outros pontos de atendimento nas demais praças do País e no exterior.

Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxiliar da execução da política de crédito do Governo Federal, a CAIXA se sujeita às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização do Banco Central do Brasil.

Por Américo G Parada Fº - Contador Coordenador do COSIFE


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.