início > contabilidade Ano XX - 25 de junho de 2019



QR - Mobile Link
RESUMO - MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - AUDITORIA ANALÍTICA

AUDITORIA ANALÍTICA EM FACE DA AUDITORIA INDEPENDENTE

TÉCNICAS DE AUDITORIA ANALÍTICA UTILIZADAS NO BRASIL - UM ESTUDO DE CASOS

RESUMO - MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Orientador: Prof. Dr. Josir Simeone Gomes
  • Orientando: ALOISIO RODRIGUES DA SILVA

FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS CONTÁBEIS - ISEC

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL JULHO DE 1990

O objetivo desta pesquisa foi explorar a relação existente entre a literatura sobre as técnicas de auditoria analítica e as técnicas efetivamente utilizadas pelas empresas de auditoria independente com sede ou escritório no Brasil. Buscou-se analisar quais os principais problemas encontrados na utilização dessas técnicas, além de verificar se havia diferença quanto ao uso de técnicas de auditoria analítica mais sofisticadas, pelo fato de serem essas empresas de origem nacional e/ ou estrangeira (capítulo 1).

Na revisão de literatura, procurou-se resumir e sumariar a evolução das técnicas de auditoria analítica em face do crescimento, em tamanho e complexidade, da empresa moderna, e sofisticação dos sistemas contábeis e dos controles internos respectivos, de modo a evidenciar as vantagens de sua utilização por parte das empresas de auditoria independente (capítulo 2).

A seguir, evidenciou-se a metodologia utilizada na pesquisa e a respectiva, razão de seu emprego, desenvolvendo-se um plano de referência sobre as técnicas de auditoria analítica para ser testada neste trabalho (capítulo 3).

A descrição dos casos, realizada através da aplicação do questionário em oito empresas, está reunida neste capítulo, onde cada caso é descrito individualmente (capítulo 4).

Os resultados obtidos foram analisados de acordo com cada item do questionário e possibilitaram uma análise abrangente das técnicas de auditoria analítica utilizadas pelas firmas de auditoria independente no Brasil (capítulo 5).

Finalmente, são apresentados o resumo e as conclusões da pesquisa à luz dos fundamentos teóricos, apresentando-se recomendações e sugestões para novas pesquisas (capítulo 6)


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.