início > textos Ano XX - 18 de junho de 2019



QR - Mobile Link
CROWDFUNDING - INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES

CROWDFUNDING -  A NOVA ONDA NA INTERNET

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DO FINANCIAMENTO COLETIVO

São Paulo, 03/02/2014 (Revisado em 15-12-2018)

INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES

  1. CROWDFUNDING: A NOVA ONDA NA INTERNET
  2. O FINANCIAMENTO COLETIVO E O COOPERATIVISMO

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe

1. CROWDFUNDING: A NOVA ONDA NA INTERNET

O Crowddfunding ou Financiamento Coletivo é uma forma cooperativista ou socialista ou ainda comunitária de se obter recursos financeiros da coletividade para implantação de determinados projetos elaborados por idealistas que não conseguem captar dinheiro dos capitalistas porque tais projetos são pouco ou nada rentáveis. Mesmo assim, os projetos são quase todos importantes para a sociedade que não visa o lucro financeiro como primordial. Em tese, os participantes desses grupos comunitários tentam melhorar o padrão de vida da coletividade sob todos os aspectos: saúde, educação, laser, conhecimentos, pesquisa científica e tecnológica, etc...

Certamente a pessoa ou as pessoas que criaram esse sistema pensaram nesse tipo de autofinanciamento como meio de fugir das práticas extorsivas da administração bancária, digo, dos banqueiros ou dos agiotas ou doleiros como agentes do chamado "mercado marginal", como é chamado pelo Banco Central.

Assim, esse novo método de captação e ajuda mútua, aproveitando-se da liberdade de comunicação proporcionada pela Internet, fundamentou-se no interesse comum dos participantes.

Porém, obviamente pode vir a se tornar num golpe para espertalhões (estelionatários), principalmente se levarmos em conta a grande quantidade de empresários  inescrupulosos e de idênticos  agentes de mercado que se aproveitam dos modismos. Tais oportunistas são tão insensíveis que até conseguiram quebrar os países desenvolvidos.

Assim sendo, a intenção deste texto é a de elucidar os internautas, contando a história (desde a década de 1960) com fatos (ocorrências) que servirão de exemplo para que os eventuais problemas futuros sejam antecipadamente combatidos.

2. O FINANCIAMENTO COLETIVO E O COOPERATIVISMO

Os colaboradores do Wikipédia explicam que o financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.

O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão (jornalismo imparcial, sem manipulação da opinião pública), pequenos negócios e start-ups (novas empresas ou novos empreendimentos de pequeno porte), campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Um aspecto comum a iniciativas de crowdfunding é a concessão de recompensas aos financiadores, em escala proporcional à grandeza do incentivo concedido. As recompensas estão de certa forma associadas ao objetivo final, mas isso não é necessariamente uma obrigação: a captação de recursos para a realização de um filme, por exemplo, pode prever recompensas como fotos das locações (locais e momentos em que se realizam as filmagens = cenas obtidas nos bastidores = "making-of" e não "making-off" ou "make off").

PRÓXIMO TEXTO:

  • LEGISLAÇÃO VIGENTE
    • LEGISLAÇÃO CONTRÁRIA AO CROWDFUNDING
    • NOTÍCIAS PUBLICADAS POR JORNAIS
    • COMENTÁRIOS SOBRE AS NOTÍCIAS PUBLICADAS POR JORNAIS
    • AÇÃO ENTRE AMIGOS - Comentários sobre Legislação

(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.