A AVALIAÇÃO PATRIMONIAL E O FUNDO DE COMÉRCIO
ESTATIZAÇÃO DE EMPRESAS E PRIVATIZAÇÃO DAS ESTATAIS
São Paulo, 01/07/2013 (Revisado em 20-02-2024)
6. O EXEMPLO DADO PELOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA ARGENTINA
Veja também:
A AVALIAÇÃO PATRIMONIAL DEVE SER FEITA POR CONTADORES
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Por semelhantes motivos enfrentados pela PETROBRÁS (ora discutidos) o governo argentino rebelou-se contra a REPSOL, que havia assumido o controle acionário da estatal petrolífera YPF.
Conforme tem sido escrito nas páginas deste site do COSIFe desde 2009, repetindo o que foi mencionado em outras páginas, podemos dizer que a única saída para os países que enfrentam a bancarrota é a encampação de suas antigas empresas estatais e a encampação das empresas privadas evadidas para paraísos fiscais.
Sobre os fatos ocorridos com a Argentina, veja o texto O Perigo das Privatizações - Perda da Soberania Nacional - O Neoliberalismo Impingido pelos Anarquistas.
Em síntese, os problemas enfrentados pela Argentina nos mostraram que as empresas estatais até podem ter sua administração privatizada com marcante fiscalização governamental, mas, jamais o governo deve vender o controle acionário das mesmas.
Por não terem adotado essa importante premissa, os países europeus que realmente venderam suas antigas empresas estatais estão quebrados. Somente continuam íntegros os países escandinavos cujos governantes não foram mordidos e envenenados pela mosca azul (mosca-varejeira) das privatizações.
PRÓXIMO TEXTO: A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE ESTATAL DA ECONOMIA