MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE
MNI 9 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL - SISBACEN
MNI 9-4 - CRD - CONTROLE DE REMESSA DE DOCUMENTOS
MNI 09-04-00 (Revisada em 20/09/2024)
O Sistema de Controle da Remessa de Documentos (CRD) permite que as instituições financeiras façam o acompanhamento da entrega das informações requeridas pelo Banco Central.
Nele são apresentados a relação dos documentos devidos, as datas limites de entrega, a data efetiva da entrega e substituições, protocolos de envio e resposta, mensagens de erro e a situação atual de processamento. Funciona também como primeira linha de verificação de inconsistências e avalia, entre outros, se o documento é devido ou não, se o formato é válido e se o leiaute está em conformidade com as definições existentes.
Tais verificações básicas são feitas várias vezes ao dia, em horários pré-definidos, permitindo que as instituições tomem as medidas corretivas e ressubmetam o documento no próprio dia.
Os documentos encaminhados, uma vez liberados dessas primeiras verificações do CRD, são repassados aos sistemas específicos, em que serão processados de acordo com a periodicidade prevista na rotina de cada um (normalmente uma vez ao dia em processamento noturno, à exceção de documentos de periodicidade diária, que são online).
O resultado do processamento efetuado pelos sistemas específicos também está disponível para consulta no CRD.
Veja o leiaute de arquivos e base normativa