início > contabilidade Ano XXI - 20 de janeiro de 2020



QR - Mobile Link
MNI 09-04-00 - SISBACEN - CRD - CONTROLE DE REMESSA DE DOCUMENTOS

MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL - SISBACEN - 9

CRD - CONTROLE DE REMESSA DE DOCUMENTOS - 4

MNI 09-04-00 (Revisada em 09/11/2019)

NOTA DO COSIFE::

Na data em que foi revisada esta página, os normativos aqui mencionados estavam vigorando. Então, torna-se importante verificar se continuam vigorando ou se tiveram partes alteradas em data posterior. Para isto, basta clicar nos respectivos endereçamentos encontrados em cada uma das páginas.

Veja informações complementares sobre as atualizações no índice geral.

DEFINIÇÕES

CRD - CONTROLE DE REMESSA DE DOCUMENTOS

O Sistema de Controle da Remessa de Documentos (CRD) permite que as instituições financeiras façam o acompanhamento da entrega das informações requeridas pelo Banco Central.

Nele são apresentados a relação dos documentos devidos, as datas limites de entrega, a data efetiva da entrega e substituições, protocolos de envio e resposta, mensagens de erro e a situação atual de processamento. Funciona também como primeira linha de verificação de inconsistências e avalia, entre outros, se o documento é devido ou não, se o formato é válido e se o leiaute está em conformidade com as definições existentes.

Tais verificações básicas são feitas várias vezes ao dia, em horários pré-definidos, permitindo que as instituições tomem as medidas corretivas e ressubmetam o documento no próprio dia.

Os documentos encaminhados, uma vez liberados dessas primeiras verificações do CRD, são repassados aos sistemas específicos, em que serão processados de acordo com a periodicidade prevista na rotina de cada um (normalmente uma vez ao dia em processamento noturno, à exceção de documentos de periodicidade diária, que são online).

O resultado do processamento efetuado pelos sistemas específicos também está disponível para consulta no CRD.

Além de permitir a consulta online do resultado do processamento, o CRD também envia via STA um arquivo de resposta do processamento no formato XML.

Veja o Manual de Utilização do CRD

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES