MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES - ELABORADO PELO COSIFE
MNI 9 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL - SISBACEN
MNI 9-1 - ESTRUTURA BÁSICA - NORMAS REGULAMENTARES - PERFIL DOS USUÁRIOS
MNI 09-01-00 (Revisada em 20/09/2024)
O Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen) é o conjunto de sistemas e recursos de tecnologia da informação para suporte e condução de processos de trabalho do BC que visa:
Após o cadastramento no Sisbacen, o usuário pode realizar consultas e repasses de informações de acordo com o seu perfil de usuário.
A Circular BCB 3.913/2018 divulga o Regulamento do Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen).
O acesso via internet é realizado com a utilização do aplicativo SisbacenWeb, cuja função básica é proporcionar um acesso ao Sisbacen de modo seguro. O aplicativo pode ser usado por:
No primeiro acesso após a atribuição de senha pelo máster do Sisbacen ou da instituição, o usuário deve efetuar a troca de senha. Observar os critérios para atribuição de senha Sisbacen.
Demais usuários deverão continuar utilizando os métodos anteriormente disponibilizados, por meio de um provedor de acesso Sisbacen.
A impressão de listagem do Sisbacen (geralmente usando-se a tecla F4) ficará disponível no menu Impressão de Listagem, caso não seja indicada uma impressora.
Para uso do SisbacenWeb, deve-se ter o Java JRE 32 bits instalado (baixe o arquivo do aplicativo). Em caso de dúvida, pode-se contatar o apoio de informática do BCB em Brasília (tel. 61 3414-2156).
Se necessário, contatar o Depes na sua regional para a realização de cadastro de identificação e senha. Caso não tenha conhecimento desse contato na sua regional, ligar para o Depes, em Brasília (tel. 61 3414 3900).
Instalar o Java e habilitar no navegador. Em caso de dúvida, pode-se contatar o apoio de informática do BCB em Brasília (tel. 61 3414 2156) ou as Áreas de informática do BC.
Para o acesso, o usuário deverá deve selecionar a opção "Usuário SISBACEN" na tela de login e informar:
3.2. USUÁRIO ESPECIAL PESSOA FÍSICA
O usuário deve estar previamente cadastrado no Sisbacen.
Para o acesso, o usuário deverá deve selecionar a opção "CPF" na tela de login e informar:
3.3. USUÁRIO ESPECIAL PESSOA JURÍDICA
O usuário deve estar previamente cadastrado no Sisbacen.
Ao fazer o cadastramento no Sisbacen, é gerado um código, formado pela unidade (5 primeiros dígitos) + dependência (4 últimos dígitos).operador.
Ex: 841230001.fulano
Nesse exemplo:
Para o acesso, o usuário deverá deve selecionar a opção "Usuário SISBACEN" na tela de login e informar:
3.4. USUÁRIO GOVERNAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA / INSTITUCIONAL
O usuário deve estarpreviamente cadastrado no Sisbacen e autorizado na transação PSAA010.
Para o acesso, o usuário deverá deve selecionar a opção "Usuário SISBACEN" na tela de login e informar:
3.5. Cooperativas de Crédito, Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e Administradoras de Consórcio
O usuário deve estar previamente cadastrado no Sisbacen e autorizado na transação PSAA010.
Para o acesso, o usuário deverá deve selecionar a opção "Usuário SISBACEN" na tela de login e informar:
3.6.1. Usuário da Administração Pública Federal ou institucional
1- Reabilitação de senha de conta ativa de pessoa com certificado digital e-CPF
Qualquer usuário com e-CPF pode trocar ou reabilitar sua senha, via aplicativo Autrancert, independentemente da senha estar ativa, expirada ou bloqueada.
2- Reabilitação de senha de gerente setorial de segurança da instituição (máster) com e-mail cadastrado
Gerente setorial de segurança da instituição (máster) com e-mail cadastrado sem e-CPF pode solicitar a reabilitação de sua senha à Mesa de Auxílio, pelo telefone (61) 3414-2156. Se não tiver e-mail cadastrado, o máster deve seguir os passos descritos no item 3 abaixo.
O usuário receberá uma mensagem no e-mail cadastrado no sistema com um link para a troca de senha.
3- Reabilitação de senha de gerente setorial de segurança (máster) sem e-mail cadastrado, ou inclusão de novo máster, realizadas pelo Banco Central
A reabilitação de senha ou a inclusão de Gerente Setorial de Segurança (máster) devem ser solicitadas ao Banco Central apenas nos casos em que não houver mais nenhum operador credenciado como máster na instituição, ou se a senha de todos os másteres estiver vencida, ou se nenhum máster tiver e-mail cadastrado no sistema Autran. Para evitar a necessidade desses procedimentos, recomendamos que sempre sejam cadastrados Gerentes Setoriais de Segurança (másteres) alternos.
Documentação necessária para a reabilitação de senha ou inclusão de máster no ambiente de Produção:
O usuário deverá providenciar o formulário de cadastro, preenchido conforme instruções constantes do formulário. Informar obrigatoriamente o e-mail do máster para o envio da senha (campo “E-mail pessoal ou corporativo de uso individual” da seção 2):
Encaminhar a documentação ao endereço abaixo:
Departamento de Tecnologia da Informação - (Deinf)
Divisão de atendimento - Diate
SBS - Quadra 3 - Bloco B - 5SS
70074-900 - Brasília - DF
Documentação necessária para a reabilitação de senha ou inclusão de máster no ambiente de Homologação:
Para inclusão de máster ou reabilitação de sua senha no ambiente de Homologação, o próprio máster, que deve estar cadastrado e com a senha ativa no ambiente de Produção, envia a solicitação via BC Correio para DEINF/DIATE.
3.6.2. Pessoa Física
1- Reabilitação de senha de conta ativa de pessoa com certificado digital e-CPF
Usuário pessoa física com e-CPF pode trocar ou reabilitar sua senha aqui.
2- Reabilitação de senha de conta ativa de pessoa sem certificado digital e-CPF
Usuário pessoa física com e-mail cadastrado ;no Registrato, Autran ou Sisbacen pode solicitar a troca ou a reabilitação de sua senha aqui (escolhendo a opção 9 em "assunto" e preenchendo o campo "Mensagem" com "Solicito uma nova senha"). Também é possível solicitar a reabilitação de senha à Central de Atendimento ao Público pelo telefone 145. Em ambos os casos, a senha será reabilitada remotamente e o usuário receberá um e-mail com um link para a troca de senha.
3- Reabilitação de senha de pessoa sem e-CPF e sem e-mail cadastrado
Caso o usuário tenha acesso a internet banking de instituição financeira, a reabilitação de senha poderá ser feita por meio do autocredenciamento no Registrato.
Nos demais casos, a solicitação deve ser feita seguindo as instruções disponíveis em Documentação necessária -Pessoa Física.
3.6.3. Pessoa Jurídica ou MEI/Empresário Individual
1- Reabilitação de senha de conta ativa de pessoa com certificado digital e-CPF
Usuário pessoa jurídica com e-CPF pode trocar ou reabilitar sua senha aqui.
2- Reabilitação de senha de conta ativa com certificado digital e-CNPJ
Usuário pessoa jurídica com e-CNPJ pode trocar ou reabilitar sua senha aqui, desde que seja o titular do certificado, ainda que o cadastro tenha sido realizado na modalidade presencial.
3- Reabilitação de senha de conta ativa de pessoa sem certificado digital e-CPF
Usuário pessoa jurídica que não seja gerente setorial de segurança (máster) deve solicitar a reabilitação de senha ao gerente setorial de segurança (máster) de sua empresa.
Usuário pessoa jurídica que seja gerente setorial de segurança (máster) com e-mail cadastrado no sistema Autran pode solicitar a troca ou a reabilitação de sua senha aqui (escolhendo a opção 9 em "assunto" e preenchendo o campo "Mensagem" com "Solicito uma nova senha"). Também é possível solicitar a reabilitação de senha à Central de Atendimento ao Público pelo telefone 145. Em ambos os casos, a senha será reabilitada remotamente e o usuário receberá um e-mail com um link para a troca de senha.
4- Reabilitação de senha de usuário máster de pessoa jurídica sem e-mail cadastrado, ou inclusão de novo máster, realizadas pelo Banco Central
A solicitação deve ser feita seguindo as instruções disponíveis em Documentação necessária - Pessoa Jurídica.