IBRACON - INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL
IBRACON - INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL
ex - IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores
INTRODUÇÃO
O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil surgiu com o objetivo de concentrar em um único órgão a representatividade dos profissionais auditores, contadores com atuação em todas as áreas e estudantes de Ciências Contábeis.
Criado oficialmente em 13 de dezembro de 1971 o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, na época denominado com a sigla IAIB, concretizou o sonho dos profissionais que buscavam maior representatividade perante o poder público e a sociedade.
A transformação para a sigla IBRACON aconteceu em 1º de julho de 1982 quando o Instituto decidiu após assembleia abrir o quadro associativo para contadores das várias áreas de atuação. Então passou a ser denominado Instituto Brasileiro de Contadores.
Anos mais tarde, em 8 de junho de 2001, a Diretoria Nacional aprovou a ideia de voltar a acentuar a característica de cuidar da classe dos auditores, porém como a sigla IBRACON já é bastante conhecida, tanto no meio profissional como nos setores público e empresarial, optaram por mantê-la, mudando apenas a denominação social para Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, como está atualmente, com a participação de auditores, contadores e estudantes.
POSIÇÕES TÉCNICAS
BUSCA de comunicados técnicos, circulares e participações do Ibracon em audiências públicas.
PARADA FILHO, Américo Garcia. "IBRACON - INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL".
COSIF Eletrônico - Portal de Contabilidade.
São Paulo, 29/03/2011. CONTABILIDADE.
Disponível em https://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=ibracon-indice. Acessado quinta-feira, 18 de setembro de 2025.