RAMIFICAÇÕES E ESPECIALIZAÇÕES DA CONTABILIDADE
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE (Revisada em 07-03-2024)
SUMÁRIO:
4. NO SISTEMA FINANCEIRO
Veja também:
Adaptação, complementação e atualização por Américo G Parada Fº - Contador Coordenador do COSIFE.
Desde a década de 1990, quando surgiu a internet, os bancos tem procurado meios de redução de seus custos operacionais, mediante a automação bancária. Isto significa que as instituições do sistema financeiro, principalmente os bancos, precisam ter uma perfeita contabilidade de custos para que seus dirigentes possam ter dados mais precisos e em menor espaço de tempo.
Mas, o COSIF, expedido pelo Banco Central na década de 1980, não foi aperfeiçoado, razão pela qual destoa de quase tudo que se conhece por contabilidade atualmente. O COSIF do BACEN nem cita a Contabilidade de Custos.
Assim, em pouca palavras, parece ter ficado claro que NÃO SÃO os contadores que estão se adaptando aos avanços tecnológicos, porque a contabilidade (método das Partidas Dobradas existe há mais de 520 anos, desde Luca Paccioli. É óbvio que os avanços no processamento de dados (a partir da década de 1950) e nas telecomunicações (a partir da década de 1970) surgiram e se desenvolveram para permitir que o enorme crescimento (globalizado) dos negócios (públicos e privados), realizados diariamente, pudessem ser contabilizados em pouco espaço de tempo e, mais recentemente, em tempo real (online).
Com a chegada da Internet, surgiu imediatamente o HOME BANKING (o banco em casa), tal como quase todos passaram a ter depois do surgimento do SMARTPHONE e também em tempos de PANDEMIA.
Com a estabilidade da moeda, provocada pelas empresas interessadas em negócios sem riscos financeiros, os cartões de crédito e de débito passaram a ser comuns. Os bancos, com regime inflacionário, não podia emprestar dinheiro a longo prazo.
Entretanto, em suas respectivas contabilidades, os bancos desprezam o COSIF expedido pelo Banco Central e passa a usar aquela contabilidade oficial expedida pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade
3. Agente Autônomo de Investimentos
Veja no site da CVM - Comissão de Valores Mobiliários: Agente Autônomo de Investimentos
4. Administrador de Carteiras de Investimentos
Veja no site da CVM - Comissão de Valores Mobiliários: Administrador de Carteiras de Investimentos
5. Analista de Valores Mobiliários
Veja no site da CVM - Comissão de Valores Mobiliários: Analista de Valores Mobiliários
6. Consultor de Valores Mobiliários
Veja no site da CVM - Comissão de Valores Mobiliários: Consultor de Valores Mobiliários