DILMA É A PRIMEIRA LÍDER MUNDIAL A OUVIR AS RUAS
DILMA ACORDOU - ESTÁ DEIXANDO DE PISAR NA BOLA
São Paulo, 02/07/2013 (Revisada em 20-02-2024)
O MOVIMENTO DO PASSE LIVRE NOS TRANSPORTE COLETIVOS
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe
Diante dos acontecimentos do meado de 2013 e do repentino recuo do Movimento Passe Livre e do movimento convocado pelos partidos políticos em que militam os dissidentes do PT, podemos notar que eles perceberam que foram usados pelos partidos políticos que representam o patronato (a autoridade dos patrões).
Os militantes do Movimento Passe Livre, por exemplo, parecem desconhecer que o trabalhador já tem o Passe Livre por intermédio do Vale-Tranporte obrigatoriamente fornecido pelo patrão daquele trabalahador.
Por isso, chegou-se a afirmar que o Movimento Passe Livre era em defesa de mais uma desoneração do empresariado do comércio, da indústria e dos serviços.
Os referidos militantes talvez nem tenham se dado conta que os idosos, as pessoas com necessidades especiais também não pagam a tarifa nos ônibus. Em algumas cidades as crianças vestidas com uniforme das escolas públicas viajam sem pagar. As crianças com menos de 5 anos de idade também não pagam passagem. A Prefeitura é obrigada a dar transporte gratuito para as crianças que moram na área rural dos municípios e também oferecem transporte para as pessoas com necessidades especais.
Portanto, os demais estudantes também poderiam receber o vale-transporte ou passe livre. Bastaria que fosse solicitado à Prefeitura, tal como o idoso solicita o cartão para livre estacionamento de seu carro em vagas especiais. As próprias, escolas, colégios e universidades poderiam distribuir o Passe Livre em convênio com as autoridades municipais.
Mas, o motivo de se ter voltado a este assunto é o de explicar o fato sob a visão de um Contador.
Para isso faz-se necessária a leitura dos seguintes textos: