Ano XXVI - 23 de novembro de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   cursos

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO - SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS



CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO

Parte 1. CONHECIMENTOS BÁSICOS - AGENTE DE TECNOLOGIA e AGENTE COMERCIAL

PARTE 1.4. ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

PARTE 1.4.14. SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS (Revisada em 06-10-2024)

  1. SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS - DEFINIÇÕES E EXEMPLOS PRÁTICOS
  2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL
    1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
    2. SOBRE AS FORMAS DE INTERAÇÃO DIGITAL

Veja também:

  1. BB - SOLUÇÕES DIGITAIS - com Perguntas e Respostas de Como Fazer
  2. BB - ATENDIMENTO - Incluindo Mídias Sociais

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil

1. SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS - DEFINIÇÕES E EXEMPLOS PRÁTICOS

  1. SEGMENTAÇÃO
  2. INTERAÇÃO
  3. EXEMPLOS PRÁTICOS

AULA 17 - SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS
COMPARTILHAMENTO DE APRESENTAÇÃO NO YOUTUBE

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
- CONCURSO BANCO DO BRASIL - 2021
Por Brayan Souza
SEGMENTAÇÃO =>Veja AULA 05 e AULA 13 em VENDAS E NEGOCIAÇÃO
INTERAÇÃO DIGITAL - Proporciona a aproximação e o engajamento entre o Banco e seus clientes para "melhoria de resultados"
NOTA DO COSIFE: Em tese a melhoria de resultados seria em favor de acionistas.
Diferença ente ROI (Return Over Investment) e ROX (Return On Experience)

1.1. SEGMENTAÇÃO

No Dicionário Aulete lê-se que SEGMENTAR é construir ou organizar em SEGMENTOS (partes). Trata-se de algo formado por segmentos, algo segmentado (subdividido). Segmento de Mercado = Cada uma das partes que compõe um todo; Cada grupo consumidor com características afins. em economia seria Cada um dos grupos de consumidores nos quais, segundo padrões de consumo, se divide o mercado.

Segundo o Dicionário Aulete, SEGMENTAÇÃO é a ação ou o resultado de segmentar. Trata-se portanto, do  FRACIONAMENTO ou subdivisão de algo.

Relativamente ao MARKETING, o referido dicionário explica que SEGMENTAÇÃO é a divisão do mercado em grupos de consumidores com características afins, visando desenvolver estratégias de marketing específicas a cada grupo.

Relativamente à INFORMÁTICA, o dicionário explica que SEGMENTAÇÃO é a divisão da memória virtual (eletrônica) principal em blocos (segmentos) de dimensões variadas, segundo critérios lógicos.

1.2. INTERAÇÃO

Segundo o Dicionário Aulete, INTERAÇÃO é a influência ou ação recíproca (contato verbal ou físico, respectivamente) entre pessoas e/ou coisas.

Como exemplo, podemos citar a INTERAÇÃO entre gerentes e clientes (ambos do BB).

Outro exemplo seria a INTERAÇÃO entre governo e empresários (citados pelo AULETE). Geralmente, nessas interações com o governo, os empresários são representados por associações, sindicatos patronais, federações ou confederações em que estão seus líderes (empresariais). Muitas vezes os empresários não se identificam, fazendo-se representar por LOBISTAS.

1.3. EXEMPLOS PRÁTICOS

NOTÍCIAS: SEGMENTAÇÃO E INTERAÇÃO DIGITAL

Atendimento digital leva BB à liderança do segmento alta renda - Notícia de 22/06/2016

O BB abriu 143 escritórios para o SEGMENTO BB Estilo Digital desde 2015 beneficiando 552 mil clientes com renda a partir de R$ 8 mil ou com investimentos superiores a R$ 100 mil.

As novas unidades de atendimento têm horário estendido (das 8h às 22h) com a possibilidade de INTERAÇÃO DIGITAL entre gerentes e clientes por meio de soluções digitais, como e-mail, videoconferência e chat online e a ferramenta “Fale com seu Gerente”, similar ao WhatsApp.

O sucesso desse modelo para o público (segmento) de alta renda permitiu ao Banco expandir o atendimento digital para outros grupos.

Para o SEGMENTO EXECUTIVO, que reúne correntistas com renda a partir de R$ 4 mil, a instituição abriu seis escritórios, em atendimento a 52 mil clientes, no DF, PR, RS, SC e SP (2). Havia previsão ter outras 32 unidades, alcançando 650 mil pessoas físicas.

No SEGMENTO das  micros e pequenas empresas (MPE) existem Escritórios de Negócios, com atendimento digital. Estão em funcionamento seis unidades localizadas em Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP). Naquela ocasião eram cerca de 15 mil empresas beneficiadas, podendo chegar mais de 100 mil.

2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
  2. SOBRE AS FORMAS DE INTERAÇÃO DIGITAL

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil

2.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

Estas páginas relativas aos Conhecimentos Bancários e aos Conhecimentos Específicos de alguns funções do servidor bancário também destinam-se a Contadores, Auditores Internos e Independentes e a Peritos Contábeis, entre outros profissionais de nível médio e superior.

2.2. SOBRE AS FORMAS DE INTERAÇÃO DIGITAL

Além das formas digitais de interação entre gerentes e clientes explicadas no texto publicado pelo Banco do Brasil (como e-mail, videoconferência e chat online e a ferramenta “Fale com seu Gerente”, similar ao WhatsApp), os antigos clientes do BB sabem que o banco utiliza-se de outros instrumentos digitais bastante conhecidos como cartões de crédito e de débito e por meio do HOME BANKING praticamente todos os tipos de transações financeiras podem ser praticadas:

Veja também:

  1. BB - SOLUÇÕES DIGITAIS - com Perguntas e Respostas de Como Fazer
  2. BB - ATENDIMENTO - Incluindo Mídias Sociais






Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.