Ano XXVI - 21 de novembro de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   cursos

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO - OS BANCOS NA ERA DIGITAL



CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 - ESCRITURÁRIO

Parte 1. CONHECIMENTOS BÁSICOS - AGENTE DE TECNOLOGIA e AGENTE COMERCIAL

PARTE 1.4. ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

PARTE 1.4.1. OS BANCOS NA ERA DIGITAL (Revisada em 09-03-2024)

  1. OS BANCOS NA ERA DIGITAL
    1. ATUALIDADES, TENDÊNCIAS & DESAFIOS
  2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
    1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
    2. TEXTOS CORRELACIONADOS - OPINIÃO PESSOAL
    3. LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do Banco Central do Brasil

1. OS BANCOS NA ERA DIGITAL

AULA 1 - ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
COMPARTILHAMENTO DE APRESENTAÇÃO NO YOUTUBE

OS BANCOS NA ERA DIGITAL:
ATUALIDADES, TENDÊNCIAS & DESAFIOS
CONCURSO BANCO DO BRASIL - 2021
Por Brayan Souza - Funcionário do BB
ATUALIDADES:
EXPANSÃO DO MODELO DIGITAL e ABERTURA DO SEGMENTO BANCÁRIO
TENDÊNCIAS:
DEMOCRATIZAÇÃO BANCÁRIA = CONSOLIDAÇÃO DIGITAL
por meio dos SMARTPHONES e dos APP = aplicativos
fechamento de agências, menor quantidade de funcionários, menor custo operacional, menor taxa de juros
DESAFIOS:
ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES: FINTECH - BIG TECHS
A realidade nos mostra que as chamadas  de BIG TECHS estão sediadas em Paraísos Fiscais
Destaque para as REMESSAS PARA O EXTERIOR aos 8:50 min.

2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - OPINIÃO PESSOAL

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
  2. TEXTOS CORRELACIONADOS - OPINIÃO PESSOAL
  3. LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES

2.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

Estas páginas relativas aos Conhecimentos Bancários e aos Conhecimentos Específicos de alguns funções do servidor bancário também destinam-se a Contadores, Auditores Internos e Independentes e a Peritos Contábeis, entre outros profissionais de nível médio e superior.

2.2. TEXTOS CORRELACIONADOS - OPINIÃO PESSOAL

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

Parece evidente que nas provas do CONCURSO BB - BANCO DO BRASIL - 2021 as questões serão formuladas de conformidade com a vontade ou com os desejos dos representantes do ACIONISTA CONTROLADOR do Banco do Brasil. Provavelmente muitos dos candidatos não sabem quem é esse acionista controlador. Pois é!!! O acionista controlador do Banco do Brasil é direta ou indiretamente o nosso Governo Federal. O BB é uma SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA que tem suas AÇÕES negociadas na BOLSA DE VALORES.

Como os dirigentes da FEBRABAN resolveram publicar MANIFESTO contra as medidas econômicas do governo federal, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal deixaram (ou ameaçam deixar) de ser associadas da FEBRABAN. Ou seja:Manda quem pode e obedece quem tem juízo!!! Isto significa que manda o nosso governante federal de plantão, independentemente do que queiram os acionistas minoritários do BB.

Por que pode existir um acionista estatal indireto?

A Lei 12.380/2011, com a alteração promovida pela Lei 13.043/2014, permite:

  • Art. 1º Ficam a União, inclusive mediante fundos, por meio de ato do Poder Executivo, e as entidades da administração pública federal indireta autorizadas a contratar, reciprocamente ou com fundo privado do qual o Tesouro Nacional seja cotista majoritário: (Redação dada pela Lei 13.043/2014)
  •  
  • I - a aquisição, alienação, permuta e cessão de ações, inclusive seus respectivos direitos econômicos, representativas do capital social de empresas nas quais participe minoritariamente ou aquelas excedentes ao necessário para manutenção do controle acionário em sociedades de economia mista federais;
  •  
  • II - a cessão de valores mobiliários e de créditos decorrentes de adiantamentos efetuados para futuro aumento de capital; e (Redação dada pela Lei 13.043/2014)
  •  
  • III - a cessão de alocação prioritária de ações em ofertas públicas de sociedades de economia mista federais ou a cessão do direito de preferência para a subscrição de ações em aumento de capital, desde que mantido, nos casos exigidos por lei, o controle do capital votante.

Assim sendo, esse Fundo de Investimento do Tesouro Nacional foi criado 2011 em substituição ao FUNDO SOBERANO criado por LULA que foi extinto por BOLSONARO. De fato não mais havia razão para sua existência, já que a Lei 12.380/2011 criou uma nova forma de se fazer o mesmo.

Mas, esse introito nos leva a comentar o que foi publicado pela REDE BRASIL ATUAL em 25/07/2021. Ver em QUEM SOMOS como se originou a RBA.

O texto selecionado por este COSIFE é: Desafio: A Era Digital e o Trabalho Bancário, em que se lê:

  • Nem toda a modernização do sistema bancário significou necessariamente um melhor atendimento. Ainda são milhões os “desbancarizados”, que não têm acesso a serviços financeiros.
  •  
  • O mundo das finanças, isto é, o conjunto que envolve o dinheiro, os meios e as relações de crédito e débito, tem passado por mudanças contínuas desde os tempos mais longínquos. Da moeda-mercadoria, papel-moeda, moedas metálicas e bancos como casas de custódia de valores e guardião de renda e riqueza na forma de cheques, títulos e duplicatas, o sistema financeiro transformou-se atualmente em complexa máquina de alavancagem potencial do crédito e de valorização do capital inserido em redes e fluxos internacionais. No entanto, nunca as mudanças no sistema financeiro foram tão céleres e com tamanhos impactos – positivos e negativos – como nas últimas décadas. O livro A Era Digital e o Trabalho Bancário propõe uma reflexão sobre essa realidade.

Esse tema relativo aos DESBANCARIZADOS não cai na Prova do Concurso BB - Banco do Brasil - 2021.

Isto significa que a ERA DIGITAL não está ao alcance de provavelmente mais de 90% da população mundial. No Brasil apenas uns 10% (pouco mais de 20 milhões) têm acesso a todos os serviços bancários.

A pandemia nos mostrou que grande parte dos estudantes, na Era Digital, ficariam analfabetos. Muitos deles iam às escolas públicas apenas para terem o que comer.

No texto da Rede Brasil Atual denominado Virtual: PIX, Bancos e Emprego Bancário: Livro Retrata Mudanças da Era Digital, no seu primeiro parágrafo lê-se:

  • Uma das profissões que mais tem sofrido impactos dos avanços tecnológicos é a dos bancários. A categoria, que reunia mais de um milhão de trabalhadores na década de 1980, hoje não passa dos 450 mil empregados em todo o Brasil.
  •  
  • O número de instituições financeiras também desabou: de 230 nos anos 1990 para cerca de 160 na atualidade. Empresas como fintechs e outras startups, além das terceirizadas, fazem o serviço bancário sem dar aos trabalhadores o devido reconhecimento aos direitos conquistados pela categoria.
  • Os bancários mantêm, desde 1992, uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional com mais de 70 cláusulas válidas para os empregados de bancos públicos e privados em todo o Brasil.

2.3. LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES

  1. Legislação e Normas que dão suporte à expedição das Normas do CMN e do BACEN
  2. Código Civil Brasileiro de 2002
  3. Código de Defesa do Consumidor
  4. Legislação sobre a Proteção de Dados
  5. Legislação dos Crimes Cometidos pela Internet
  6. ABR - Auditoria Baseada em Riscos






Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.