Ano XXV - 22 de abril de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   contabilidade
COOPERATIVAS DE TRABALHO PARA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

DE TRABALHO PARA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

PAS - Plano de Atendimento à Saúde

São Paulo, 28/10/2004 (Revisado em 21-02-2024)

Referências: Os Perigos da Privatização da Saúde Pública, OS - Organizações Sociais - Lei 9.637/1998.

Gestão de Maluf Desestruturou Sistema [de Saúde] DA CIDADE DE SÃO Paulo

Publicado por Folha de S. Paulo (só para assinantes) - em 28/10/2004 - Extraído do "clipping" do site do Ministério do Planejamento

A péssima situação da saúde no município [de São Paulo] tem uma história que remonta a anos anteriores à gestão da prefeita [Marta Suplicy] e foi agravada durante a administração do então prefeito Paulo Maluf (PP). Em 2004, aliado da prefeita [Marta Suplicy] na campanha pela reeleição, Maluf torna-se incômodo quando se fala de saúde.

Maluf criou um sistema de administração privada [municipal] por meio de cooperativas, o PAS (Plano de Atendimento à Saúde), em substituição ao Sistema Único de Saúde (SUS) [federal]. Legou o sistema a seu afilhado político, Celso Pitta [sucessor de Maluf na Prefeitura de São Paulo].

Em resumo, o plano deixou a área, na prática, sem uma secretaria da Saúde. A pasta simplesmente repassava dinheiro para as cooperativas. Também reduziu quadros administrativos que preparavam as compras via licitação - tudo era adquirido diretamente pelas entidades privadas.

Como o sistema tinha uma gestão privada, e sem o controle do SUS, a cidade deixou de receber verba federal - R$ 100 milhões a menos por ano.

A administração Marta calculou que o PAS foi responsável por desvios da ordem de R$ 1,5 bilhão.

Sobre as acusações ao PAS, o assessor de imprensa do ex-prefeito Paulo Maluf, Helio Mauro Armond, argumenta: "O melhor termômetro sobre o PAS no governo Paulo Maluf foi a pesquisa Datafolha, feita no final de 96, indicando que o sistema tinha 83% de aprovação popular".

NOTAS DO COSIFE: As observações [entre colchetes em negrito] são do Coordenador do Cosife.

Veja também:



(...)

Quer ver mais? Assine o Cosif Digital!



 




Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.