início > contabilidade Ano XXII - 26 de novembro de 2020


QR - Mobile Link
NBC-TA-810 - EXEMPLO 1 - RELATÓRIO SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONDENSADAS

NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC-TA - NORMAS TÉCNICAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE

NBC-TA-810 - TRABALHOS PARA A EMISSÃO DE RELATÓRIO SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONDENSADAS

Apêndice  - EXEMPLOS DE RELATÓRIOS SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONDENSADAS (ver item A15)

Exemplo 1: Relatório do auditor independente sobre demonstrações contábeis condensadas elaboradas de acordo com os critérios estabelecidos. Uma opinião sem modificação foi expressa sobre as demonstrações contábeis auditadas (completas).

O relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis condensadas tem data posterior à data do seu relatório sobre as demonstrações contábeis auditadas que derivaram as demonstrações contábeis condensadas. O relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis auditadas inclui uma seção “Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional” e a comunicação de outros principais assuntos de auditoria.

Exemplo 1: As circunstâncias incluem o seguinte:

  • Opinião sem modificação foi expressa sobre as demonstrações contábeis auditadas de entidade listada.
  • Foram estabelecidos critérios para a elaboração de demonstrações contábeis condensadas.
  • O relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis condensadas tem data posterior à data do relatório sobre as demonstrações contábeis auditadas que derivaram as demonstrações contábeis condensadas.
  • O relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis auditadas inclui uma seção “Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional”.
  • O relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis auditadas inclui a comunicação de outros principais assuntos de auditoria. Como explicado no item 15 da NBC-TA-701, uma incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional é, por natureza, um principal assunto de auditoria, mas, de acordo com o item 22 da NBC-TA-570, deve ser comunicado em seção separada do relatório do auditor.

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONDENSADAS

[Destinatário apropriado]

Opinião

As demonstrações contábeis condensadas, que compreendem o balanço patrimonial condensado, em 31 de dezembro de 20X1, e as respectivas demonstrações condensadas do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, assim como as respectivas notas explicativas, são derivadas das demonstrações contábeis auditadas da Companhia ABC para o exercício findo em 31 de dezembro de 20X1.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis condensadas acima referidas são consistentes (1), em todos os aspectos relevantes, com as demonstrações contábeis auditadas de acordo com (descrever os critérios estabelecidos).

(1) Alternativamente, em vez de assegurar a consistência, pode ser assegurado que as demonstrações condensadas representam um resumo adequado das demonstrações auditadas.

Demonstrações contábeis condensadas

As demonstrações contábeis condensadas não contemplam todas as divulgações requeridas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil (2). Portanto, a leitura das demonstrações contábeis condensadas e o respectivo relatório do auditor independente não substituem a leitura das demonstrações contábeis auditadas e o respectivo relatório do auditor independente. As demonstrações contábeis condensadas e as demonstrações contábeis auditadas não refletem os efeitos de eventos que ocorreram após a data do nosso relatório sobre as demonstrações contábeis auditadas.

(2) Descrever a estrutura de relatório financeiro aplicada na elaboração das demonstrações contábeis auditadas.

Demonstrações contábeis auditadas e respectivo relatório do auditor

Expressamos opinião de auditoria sem modificação sobre as demonstrações contábeis auditadas em nosso relatório com data de 15 de fevereiro de 20X2. Esse relatório também inclui:

  • A seção “Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional” que chama a atenção para a Nota Explicativa 6 às demonstrações contábeis auditadas, que indica que a companhia incorreu no prejuízo de $ ZZZ mil durante o exercício findo em 31 de dezembro de 20X1 e, nessa data, o passivo circulante da companhia excedeu o total do ativo em $ YYY mil. Esses eventos ou condições, juntamente com outros assuntos descritos na Nota Explicativa 6, às demonstrações contábeis auditadas indicam a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da companhia. Esses assuntos são tratados na Nota Explicativa 5 às demonstrações contábeis condensadas.
  • A comunicação de outros principais assuntos de auditoria (3). (Os principais assuntos de auditoria são aqueles que, no nosso julgamento profissional, foram mais relevantes na nossa auditoria das demonstrações contábeis do período atual.) (4)

(3) Nas circunstâncias em que não existe incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional, não seria necessário incluir a palavra “outros” na declaração sobre a comunicação dos principais assuntos de auditoria.

(4) O auditor pode incluir explicações adicionais sobre os principais assuntos de auditoria, se considerá-las úteis para os usuários do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis condensadas.

Responsabilidade da administração da companhia sobre as demonstrações contábeis condensadas (5)

(5) Ou outro título que seja apropriado no contexto da estrutura legal aplicável.

A administração da companhia é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis condensadas, de acordo com (descrever os critérios estabelecidos).

Responsabilidade do auditor

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre se essas demonstrações contábeis condensadas são consistentes, em todos os aspectos relevantes, com as demonstrações contábeis auditadas com base em nossos procedimentos, que foram conduzidos de acordo com a NBC-TA-810 – Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas.

[Local (localidade do escritório de auditoria que emitiu o relatório) e data do relatório do auditor independente]

[Nome do auditor independente (pessoa física ou jurídica)]

[Nome do profissional (sócio ou responsável técnico, no caso de o auditor ser pessoa jurídica)]

[Número de registro no CRC da firma de auditoria e do profissional que assina o relatório]

[Assinatura do auditor independente]


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.