NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC-PA - NORMAS PARA AUDITOR INDEPENDENTE
NBC-PA-01 - CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS) DE AUDITORES INDEPENDENTES
GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS DE AUDITORIA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
7. Documentação
Coletânea por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Objetivo do capítulo
Fornecer orientação sobre os requisitos da firma para documentação, em nível de trabalho (incluindo revisão de controle de qualidade do trabalho) e para o sistema de controle de qualidade da firma
Referência primária
NBC-PA-01, itens 42, 45, 46, 47, 57, 58 e 59
7.1. VISÃO GERAL
A NBC-PA-01, item 42, afirma:
Documentação da revisão de controle de qualidade do trabalho
42. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos sobre documentação da revisão de controle de qualidade do trabalho, requerendo que a documentação indique se:
A NBC-PA-01, itens 45 a 47, afirma:
Conclusão da montagem dos arquivos finais do trabalho
45. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para que as equipes de trabalho completem a montagem dos arquivos finais do trabalho no momento oportuno, depois da finalização dos relatórios do trabalho (ver itens A54 e A55 da NBC-PA-01).
Confidencialidade, custódia, integridade, acessibilidade e recuperabilidade da documentação do trabalho
46. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para manter a confidencialidade, custódia segura, integridade, acessibilidade e recuperabilidade da documentação dos trabalhos (ver itens A56 a A59 da NBC-PA-01).
Retenção da documentação do trabalho
47. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para a retenção e arquivamento da documentação do trabalho por período suficiente para satisfazer as necessidades da firma ou conforme requerido por lei ou regulamento (ver itens A60 e A63 da NBC-PA-01).
A NBC-PA-01, itens 57 a 59, afirma:
Documentação do sistema de controle de qualidade
57. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos requerendo documentação apropriada para fornecer evidência da operação de cada elemento de seu sistema de controle de qualidade (ver itens A73 a A75 da NBC-PA-01).
58. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos que requeiram a retenção da documentação por período suficiente, para permitir que as pessoas que realizam os procedimentos de monitoramento avaliem o cumprimento do sistema de controle de qualidade pela firma, ou por um período mais longo se exigido por lei ou regulamento.
59. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos que requeiram a documentação das reclamações e alegações e as respectivas respostas.
7.2. Documentação das políticas e procedimentos da firma
A firma desenvolve políticas e procedimentos que especificam o nível e a extensão da documentação requerida em todos os trabalhos e para uso da firma em geral (conforme estabelecido no manual da firma/exemplos de trabalho). A firma deve estabelecer, também, políticas e procedimentos que requerem documentação apropriada para fornecer evidência da operação de cada elemento de seu sistema de controle de qualidade.
Essas políticas asseguram que a documentação seja suficiente e adequada para fornecer evidência de:
As políticas estão muitas vezes simplesmente embutidas nos exemplos de trabalho da firma na forma de comunicação, questionários, listas de verificação e memorandos padronizados. Essa prática funciona bem para assegurar a aplicação consistente dos elementos do sistema de controle e qualidade em nível da firma e do trabalho.
A política da firma fornece procedimentos estabelecidos para a montagem final dos arquivos de papéis de trabalho tempestivamente, sejam eles manuais ou sistemas eletrônicos (ou seja, normalmente no máximo 60 dias após a data do relatório). No caso de haver dois ou mais relatórios emitidos pelo auditor para as mesmas informações sobre o objeto, a política da firma deve indicar que os limites de tempo para a montagem do arquivo do trabalho devem ser determinados de forma que cada relatório seja tratado como se fosse um trabalho separado.
A documentação deve ser retida por período suficiente para permitir que aqueles que realizam procedimentos de monitoramento avaliem a extensão do cumprimento do sistema de controle interno da firma, bem como as necessidades da firma conforme requeridas por normas, leis e regulamentos profissionais.
Ao considerar a documentação do trabalho, a firma também deve tentar direcionar nas políticas para a firma como um todo, que exigem a organização e a indexação consistentes dos arquivos. Isso permitirá diversas eficiências, incluindo fácil identificação de seções dentro dos arquivos, conveniência de acesso por todos os níveis de revisores de arquivos, e consistência na abordagem para a conclusão dos arquivos por todos os membros da firma. Pela perspectiva de controle de qualidade, elas auxiliarão, também, o processo de asseguração de que foram incluídas as aprovações, as referências cruzadas necessárias e a localização de quaisquer notas de revisão.
A documentação de arquivos deve ser organizada em divisões coerentes do trabalho, utilizando um sistema de indexação. À medida que cada parte da documentação do arquivo é produzida, atribui-se a ela uma referência única que a vincula diretamente ao índice do arquivo geral.
O quadro abaixo apresenta um exemplo de índice de arquivo. Este exemplo agrupa os documentos por área das demonstrações contábeis, como caixa, contas a receber, vendas e assim por diante.
Quadro 7.3.1 - GUIA PARA O CONTROLE DE QUALIDADE DE FIRMAS DE AUDITORIA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Índice - Arquivo de auditoria de final de exercício
Finalização de auditoria
Aceitação da auditoria
Estratégia global de auditoria
Lista de documentos a ser elaborada pelo cliente
Avaliação dos riscos de distorção relevante
Listas de verificação, procedimentos analíticos e testes de saldos
Balanço patrimonial / Demonstração das origens e aplicação dos recursos
ATIVO:
PASSIVO:
Demonstração do resultado
Testes de transações substantivos (**)
(*) Pode ser em arquivo permanente
(**) Pode ser em arquivo intermediário
DICAS ÚTEIS
A firma deve determinar os requisitos de documentação do trabalho necessários para demonstrar que cumpriu seus requisitos profissionais, regulamentares e legais. Sugere-se que se leve em consideração:
7.4 Documentação da revisão do controle de qualidade do trabalho
A lista de verificação padronizada e completa da RCQT fornece a documentação de que a revisão foi realizada. Isso pode incluir confirmação e evidência ou referências cruzadas de suporte, afirmando que:
7.5 Acesso e retenção de arquivos
Normas de controle de qualidade e normalmente regulamentos legais e profissionais requerem políticas e procedimentos planejados para manter a confidencialidade, custódia, integridade, acessibilidade e recuperabilidade da documentação dos trabalhos.
Essas políticas devem incluir a consideração de diversos requisitos de retenção de acordo com estatuto e regulamentos para assegurar que a documentação do trabalho seja retida por período suficiente para satisfazer as necessidades da firma e cumprir as normas e leis de jurisdições locais.
A política deve declarar que todos os papéis de trabalho, relatórios e outros documentos elaborados pela firma, incluindo planilhas elaboradas por clientes, são confidenciais e devem ser protegidos do acesso não autorizado. As políticas e os procedimentos também devem incluir a proteção e segurança dos papéis de trabalho durante o trabalho de campo. Devem incluir orientação ao pessoal, incluindo planos de contingência para eventos como (1) manuseio de laptops, que são suscetíveis a danos, roubo ou perda; (2) falha de disco rígido; ou (3) acidente. Devem ser aplicados procedimentos de cópias de segurança (backups) para tentar minimizar a perda parcial ou total do esforço de trabalho, bem como para proteger as informações dos clientes.
Aconselha-se que a firma também requeira que o sócio do trabalho aprove todas as solicitações externas para revisar papéis de trabalho e que nenhum documento seja liberado antes da obtenção dessa aprovação.
Os papéis de trabalho não devem ser liberados para terceiros a menos que:
A menos que proibido por lei ou regulamento (por exemplo, de acordo com os termos de certos atos antiterroristas ou de lavagem de dinheiro em diversas jurisdições), a firma deve informar e obter autorização por escrito do cliente antes de disponibilizar os papéis de trabalho para revisão. É interessante que seja obtida carta de autorização quando houver solicitação para revisar arquivos de comprador, investidor ou credor em potencial. Pode-se buscar assessoria jurídica se o cliente não autorizar nenhuma divulgação de informações necessária.
No caso de litígio ou possível litígio, ou procedimentos regulamentares ou administrativos, sugere-se que os papéis de trabalho não sejam fornecidos sem a obtenção do consentimento dos consultores jurídicos da firma.
Os períodos de retenção mínimos para papéis de trabalho e arquivos de clientes atuais são determinados com base nos requisitos fiscais e legais da jurisdição local. Certos materiais podem precisar ser retidos por períodos mais longos, dependendo das necessidades do cliente, do risco e das considerações legislativas ou legais. A política da firma deve ditar o número de anos (normalmente cinco anos no mínimo) que será aplicado para a retenção de papéis de trabalho e pode, também, fazer o mesmo para os seguintes tipos de arquivo:
A política deve declarar, também, o período de retenção mínimo para papéis de trabalho e arquivos de clientes antigos, que normalmente não é inferior a cinco anos da data do relatório do auditor independente ou, se posterior, da data do relatório do auditor independente do grupo.
Para orientação adicional sobre retenção de arquivos, consulte a legislação fiscal, societária e outra legislação.
Sugere-se que seja mantido registro permanente acessível de todos os arquivos armazenados externamente, e cada recipiente de armazenamento seja adequadamente etiquetado para fácil identificação e recuperação. Sugere-se, também, que o sócio responsável pela administração do escritório aprove qualquer destruição de arquivos e mantenha registros permanentes de todos os materiais destruídos.