início > contabilidade Ano XX - 25 de abril de 2019



QR - Mobile Link
Anexo H - Relatório de monitoramento

NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NBC-P - NORMAS PROFISSIONAIS

NBC-PA - NORMAS PARA AUDITOR INDEPENDENTE

NBC-PA-01 - CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS) DE AUDITORES INDEPENDENTES

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO

GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS DE AUDITORIA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Anexo H - Relatório de monitoramento (conteúdo sugerido)

[NOME DA FIRMA]

RELATÓRIO DO MONITOR

[NOME DO MONITOR]

[Data de emissão]

Introdução

Visão geral

A NBC-PA-01, item 48, afirma:

48. A firma deve estabelecer um processo de monitoramento para fornecer segurança razoável de que as políticas e os procedimentos relacionados com o sistema de controle de qualidade são relevantes, adequados e estão operando de maneira efetiva. Esse processo deve:

(a) incluir a contínua consideração e avaliação do sistema de controle de qualidade da firma, incluindo, de modo cíclico, a inspeção de, pelo menos, um trabalho concluído para cada sócio encarregado do trabalho;

(b) requerer que a responsabilidade pelo processo de monitoramento seja atribuída a um ou mais sócios, ou a outras pessoas com experiência e autoridade suficientes e apropriadas na firma para assumir essa responsabilidade; e

(c) requerer que as pessoas que executam o trabalho ou a revisão da qualidade do trabalho não estejam envolvidas na inspeção desses trabalhos (ver itens A64 a A67 e item A68 da NBC-PA-01).

Questionário de monitoramento

O relatório de monitoramento consiste basicamente das respostas às seguintes perguntas. Para cada pergunta respondida como “Não”, por favor, inclua suas observações, conclusões e recomendações (se apropriado) em seu relatório para o sócio responsável pelo controle de qualidade.

Questões Sim Não N/A Comentários
1. A administração do sistema de controle de qualidade da firma é atribuída a um sócio ou outra pessoa com experiência e autoridade suficientes e adequadas?
2. A firma possui manual por escrito ou políticas de controle de qualidade?
3. O conteúdo do manual de controle de qualidade por escrito está adequado, em todos os aspectos relevantes, aos requisitos da NBC-PA-01 ou requisitos de outra jurisdição adequada?

4. Os resultados da comparação entre os requisitos do manual de controle de qualidade da firma e os requisitos da NBC-PA-01 foram comunicados para a pessoa responsável pelo sistema de controle de qualidade da firma (incluindo detalhes de políticas, procedimentos e documentação faltantes ou inadequados)?

5. Foi examinado pelo menos um trabalho de cada sócio?

6. Para trabalhos revisados, você (como monitor) assegurou que você próprio não era membro da equipe de trabalho nem revisor de controle de qualidade (RCQ) no trabalho?

7. Foram encontradas deficiências que pareciam ser sistemáticas, repetitivas ou de outra forma significativas e que necessitavam de medida corretiva imediata?

8. Há evidência de que um relatório emitido pela firma pode ter sido inadequado?

9. Havia evidência de procedimentos de trabalho necessários não realizados?

10. Todas as deficiências foram comunicadas por escrito para o sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade da firma?

11. Para arquivos revisados, as listas de verificação adequadas para inspeção de arquivos foram preenchidas e retidas na documentação?

12. Há evidência de que o sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade da firma comunicou, pelo menos uma vez no ano, aos sócios adequados e outros relacionados aos procedimentos de monitoramento realizados durante o ano anterior, conclusões alcançadas nesses procedimentos e uma descrição de quaisquer deficiências sistêmicas, repetitivas ou outras deficiências significativas encontradas e a medida tomada para resolver essas deficiências?

Relatório do monitor

Para: (Sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade da firma)

Revisão conduzida entre (data inicial) e (data final)

Período coberto: De (data inicial) a (data final)

Nome do sócio para quem os arquivos foram revisados:

(Relação com Nomes)

Fui designado/contratado para realizar uma inspeção de monitoramento para firma, incluindo uma revisão das políticas de controle de qualidade e uma revisão de trabalhos representando pelo menos um por sócio.

A administração do sistema de controle de qualidade da firma parece [ser/não ser] designada a um sócio ou outra pessoa com experiência e autoridade suficientes e adequadas.

(Explique, caso a conclusão seja negativa.)

1. A firma [possui/não possui] manual por escrito e/ou políticas e procedimentos de controle de qualidade.

(Insira a explicação dada pelo sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade, se o manual de controle de qualidade está incompleto.)

2. Em minha opinião, o conteúdo do manual de controle de qualidade por escrito [está/não está] adequado, em todos os aspectos relevantes, aos requisitos da NBC-PA-01, [ou ao requisito de outra jurisdição adequada].

(Observações)

3. [Encontrei/Não encontrei] as seguintes políticas, procedimentos e/ou documentação faltantes ou inadequadas no seu manual de controle de qualidade.

(Relato)

4. [Encontrei/Não encontrei] evidência de que o sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade na firma comunicou, pelo menos uma vez por ano, aos sócios adequados e outros relacionados aos procedimentos de monitoramento realizados durante o ano anterior, conclusões tiradas desses procedimentos e uma descrição de quaisquer deficiências sistêmicas, repetitivas ou outras deficiências significativas encontradas e a medida tomada para resolver essas deficiências.

(Relato)

5. Examinei pelo menos um trabalho de cada sócio.

Para trabalhos revisados, eu verifiquei que eu não era membro da equipe de trabalho nem revisor de controle de qualidade no trabalho.

Insira detalhes de cada trabalho selecionado (incluindo nome do sócio, tipo de trabalho, nome do cliente e data do final do exercício).

6. [Encontrei/Não encontrei] deficiências nos arquivos dos trabalhos que pareciam ser sistemáticas, repetitivas ou de outra forma significativas e que necessitavam de medida corretiva imediata.

(Insira detalhes de cada uma dessas deficiências encontradas.)

7. [Encontrei/Não encontrei] evidência indicando que um relatório emitido pela firma pode ter sido inadequado.

Insira detalhes da evidência que indique a possibilidade de um relatório emitido pela firma ter sido inadequado.

8. [Encontrei/Não encontrei] evidência de que procedimentos de trabalho requeridos por norma de auditoria ou pela firma não foram realizados.

Insira detalhes da evidência que indique que os procedimentos requeridos não foram realizados, incluindo referência ao requisito.

9. Comuniquei todas as deficiências encontradas no curso de minha revisão para o sócio responsável pelo sistema de controle de qualidade na firma.

(Relato)

10. Para arquivos revisados, preenchi as listas de verificação adequadas para inspeção de arquivos e elas estão anexadas neste relatório na forma de Anexos.

(Relato)


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.