início > contabilidade Ano XX - 18 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
CRISE MUNDIAL - FUSÃO DE BANCOS NOS ESTADOS UNIDOS

AUDITORIA ANALÍTICA - AUDITORIA INTERNA E INDEPENDENTE

ANÁLISE DE ROTINAS E ELABORAÇÃO DE FLUXOGRAMAS

CRISE MUNDIAL - FUSÃO DE BANCOS NOS ESTADOS UNIDOS - 1990 A 2009 (Revisado em 11-09-2017)

  1. BREVE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO
  2. BREVE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA FINANCEIRO NORTE-AMERICANO

Veja também:

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

BREVE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO

No Brasil, logo depois que os militares tomaram o poder, apesar da Marcha pela Família e pela Liberdade ter induzido o Povo a aceitar um Golpe de Estado que seria praticado contra os chamados de comunistas, a partir daí, na prática, aconteceu o contrário. Grande parte das liberdades outrora existentes foram tolhidas.

Mas, inegavelmente os militares empreenderam grandes esforços para reforçar toda a estrutura e a infraestrutura econômica brasileira, razão pela qual, anos depois, o mundo queria saber como tinha acontecido aquele verdadeiro Milagre Econômico Brasileiro, que nem os brasileiros acreditavam que fosse possível acontecer, diante da bagunça provocada pelos partidos de extrema-direita a partir de 1950, apoiados pela nossa elite oligárquica.

Durante o Governo Militar o Brasil foi alçado à 8ª Posição Mundial em PIB - Produto Interno Bruto. Esse o foi tal Milagre Econômico Brasileiro conseguido por meio de Empresas Estatais financiadas pelo Povo mediante o lançamento de Planos de Expansão, por meio do qual o Povo na qualidade de investidor recebia como compensação pelo seu investimento parte ações da Companhia Estatal na proporção dos valores despendidos.

Umas das primeiras providências dos milicos foi a de criar meios para fortalecimento do SFN - Sistema Financeiro Nacional. Não foi chamado de SFB - Sistema Financeiro Brasileiro justamente para que ficasse evidente que estavam agindo em prol da Nação. Numa Nação ou Comunidade ficam reunidos todos os indivíduos de um território contíguo ou não que, embora sob vários regimes políticos ou sob regime unificado, são ligados por identidade de origem, língua, costumes, religião. Levaram em conta que o Brasil abriga pessoas vindas de muitos países.

País é uma Nação politicamente organizada e o Nacionalismo é a base do ensino nas escolas militares e também nas escolas civis, em qualquer País.

Assim começaram as primeiras providências para se processar o combate às instituições financeiras pouco confiáveis, quando muitas delas foram incorporadas por outras mais confiáveis e que até os dias de hoje continuam existindo.

Como esse processo de saneamento do sistema financeiro estava um tanto emperrado, devido a falta de profissionais competentes, em 1976 o Banco Central, por concurso público, contratou centenas de Contadores, para assumirem a função de Auditores.

Logo que tais profissionais conseguiram apurar o que de fato vinha acontecendo no SFN, tornou-se mais rápido o esperado saneamento do mercado financeiro e de capitais.

Já em 1978 foram descobertas as rotinas que possibilitavam a lavagem de dinheiro com a intermediação de doleiros, que naquela época eram os cambistas atuantes no mercado informal, chamado de "Câmbio Negro", depois de "Câmbio Paralelo" e a partir de 1889 de "Câmbio Turismo", negociado no "Mercado de Câmbio de Taxas  Flutuantes".

Esse novo mercado criado no final do ano de 1988, foi extinto em março de 2005 justamente por ser um Mercado de Câmbio Paralelo, por meio do qual era praticada a Evasão Cambial ou de Divisas (expatriação de riquezas), Lavagem de Dinheiro e a Blindagem Fiscal e Patrimonial que possibilitava a ocultação de bens direitos e valores em paraísos fiscais com o intuito de sonegação fiscal.

Veja também o texto História da Legislação sobre Contabilidade no Brasil.

BREVE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA FINANCEIRO NORTE-AMERICANO

Como medidas semelhantes às brasileiras não foram adotadas nos Estados Unidos, naquele país símbolo do Capitalismo Bandido dos Barões Ladrões, aconteceu a acelerada fuga de capitais e de grandes empresas para paraísos fiscais, principalmente a partir da década de 1980, em razão da política econômica liberalizante adotada por Ronald Reagan.

A partir de 1993, no Brasil o Governo Federal tentou fazer o mesmo, porém, os servidores públicos, depois apoiados pelo Povo, souberam brigar nos bastidores contra aqueles atos contrários à Nação brasileira.

Depois de 1993, quando se acirraram as discussões sobre a necessidade da sanção da Lei 9.613/1998, de combate à lavagem de dinheiro, não aconteceram no Brasil modificações tão profundas no sistema financeiro como as acontecidas nos Estados Unidos, conforme demonstra o fluxograma a seguir. E, por lá as modificações foram mais profundas ainda a partir de 2008, quando ficou visível a falência econômica dos Estados Unidos, que também quebrou o sistema financeiro europeu.

No Brasil, nessa mesma ocasião abaixo demonstrada, foram poucos os bancos incorporados por outros. Os que receberam ajuda governamental, ficaram sob a administração direta ou indireta de bancos estatais.

De 1990 a 2009 nos Estados Unidos desapareceram 4.500 bancos.

Fonte: POLICYMIC


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.