FACTORING - FOMENTO COMERCIAL OU FOMENTO MERCANTIL
PRÁTICAS OPERACIONAIS (Revisada em 08/03/2024)
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
GRÁFICO COMPARATIVO ENTRE A PRINCIPAL ATIVIDADE DE FACTORING E A BANCÁRIA
CAPTAÇÃO RECURSOS FINANCEIROS?
Somente as instituições financeiras devidamente autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pelo Poder Executivo (art. 17 e 18 da Lei 4595/64) pode captar recursos financeiros do público em geral.
São instituições financeiras, conforme definido na Lei nº 4595/64 e na legislação complementar:
Lei 4.595/1964:
Art.17 - Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.
Art.18 - As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Banco Central da República do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.
§1º. Além dos estabelecimentos bancários oficiais ou privados, das sociedades de crédito, financiamento e investimentos, das caixas econômicas e das cooperativas de crédito ou a seção de crédito das cooperativas que a tenham, também se subordinam às disposições e disciplina desta Lei no que for aplicável as bolsas de valores, companhias de seguros e de capitalização, as sociedades que efetuam distribuição de prêmios em imóveis, mercadorias ou dinheiro, mediante sorteio de títulos de sua emissão ou por qualquer forma, e as pessoas físicas ou jurídicas que exerçam, por conta própria ou de terceiros, atividade relacionada com a compra e venda de ações e outros quaisquer títulos, realizando nos mercados financeiros e de capitais operações ou serviços de natureza dos executados pelas instituições financeiras.
§ 2º. O Banco Central da República do Brasil, no exercício da fiscalização que lhe compete, regulará as condições de concorrência entre instituições financeiras, coibindo-lhes os abusos com a aplicação da pena (Vetado) nos termos desta Lei.
§ 3º. Dependerão de prévia autorização do Banco Central da República do Brasil as campanhas destinadas à coleta de recursos do público, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas abrangidas neste artigo, salvo para subscrição pública de ações, nos termos da lei das sociedades por ações.
As INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS podem:
OBSERVAÇÃO: As normas que devem ser seguidas pelas instituições do sistema financeiro são expedidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil de conformidade com a legislação em vigor. No MNI - MANUAL ALTERNATIVO DE NORMAS E INSTRUÇÕES estão as normas operacionais e no COSIF - Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional estão as normas contábeis. Ainda partindo-se do MNI é possível chegar a outros manuais acessórios relativos a operações de câmbio, comércio exterior e relativos a fiscalização aduaneira, assim como as normas sobre o crédito rural.
As instituições financeiras são tributadas exclusivamente com base no lucro real.
As EMPRESAS DE FACTORING podem explorar as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços, tais como:
OBSERVAÇÃO: Não existem normas que especialmente regulamentem as atividades das empresas de "factoring" (Fomento Comercial ou Mercantil). As regras são tradicionais e praticadas da mesma forma em diversos países, conforme informa a ANFAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FACTORING. Somente a legislação tributária federal a partir de 1995 estabelece formas de tributação para esse tipo de empresa, cujas operações passaram a ser tributadas pelo IOF - Imposto sobre Operações Financeiras pela Lei 9.532/1997. As receitas dos serviços prestados pelas empresas de fomento comercial são tributados pelo ISS - Imposto sobre Serviços e os lucros pelo Imposto de Renda, com base no LUCRO REAL (a partir de 1999) ou no LUCRO PRESUMIDO (de 01/01/95 até 31/12/98).
AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS tomam como garantia:
AS EMPRESAS DE FACTORING tomam como garantia:
QUEM É O VENDEDOR (SACADOR)?
NAS DUPLICATAS DESCONTADAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:
NAS DUPLICATAS ADQUIRIDAS PELAS EMPRESAS DE FACTORING:
QUEM É O COMPRADOR (SACADO)?
NAS DUPLICATAS DESCONTADAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:
NAS DUPLICATAS ADQUIRIDAS PELAS EMPRESAS DE FACTORING:
CONFIGURAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE ILEGAL POR EMPRESA DE FACTORING
Configura-se pela utilização de denominação social que a confunda com bancos constituídos no Brasil ou no exterior; embora esteja constituída no Brasil sob a forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada (os bancos autorizados a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem estar constituídos aqui como sociedades por ações, nos termos do Decreto-Lei 2.627/1943 com as alterações promovidas pela Lei 6.404/1976 e pela Lei 9.457/1997, conforme disposto na Lei 4.595/1964).
Por exigir aval do SACADOR (fornecedor), por ocasião da aquisição dos créditos, o que não é tradicionalmente permitido. As empresas de factoring não têm o direito de regresso ao SACADOR, devendo cobrar as dívidas exclusivamente do SACADO (comprador). Esse procedimento irregular fica configurado com a habilitação de crédito junto a SACADOR CONCORDATÁRIO, quando deveria cobrar os créditos dos SACADOS, que, na maioria dos casos, se encontravam em situação regular. Mesmo que os SACADOS estivessem em regime concordatário ou falimentar, a cobrança não pode regredir ao SACADOR.
Por captar recursos financeiros de terceiros, lastreados em partes ideais de duplicatas adquiridas, o que impede que os títulos sejam entregues aos seus novos proprietários. Às empresas de factoring é permitida a cessão de créditos, que se configura pela venda do crédito e a entrega dos títulos objeto ao adquirente sem coobrigação de recompra dos mesmos, razão pela qual são naquele momento baixados de sua contabilidade. No caso da venda de partes ideais os títulos não são baixados na contabilidade, ficando explícita a obrigação de recompra. Os compromissos de recompra de títulos com prazos e taxas prefixadas, segundo as normas do Banco Central do Brasil, só podem ser exercidos por instituições especialmente autorizadas para tal.