início > contabilidade Ano XX - 20 de junho de 2019



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TERMO DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

LIVROS E REGISTROS CONTÁBEIS, FISCAIS, SOCIETÁRIOS E TRABALHISTAS

TERMO DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO (Revisado em 16-02-2016)

Veja também: LIVROS PADRONIZADOS E LIVRO DE ATAS ELETRÔNICO

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

TERMO DE ABERTURA

Os livros fiscais trabalhistas supra mencionados devem ter Termo de Abertura de conformidade com o modelo publicado pelo CONFAZ - Conselho de Administração Fazendária para ser utilizado nos livros comerciais e fiscais.

TERMO DE ENCERRAMENTO

O Termo de Encerramento deve ter os mesmos dados do Termo de Abertura, variando apenas a sua denominação (Termo de Encerramento) e colocação da data de encerramento (do último lançamento efetuado).

MENSAGENS RECEBIDAS

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe

TERMO DE CANCELAMENTO DE PÁGINAS

Em 20/04/2013 usuário do COSIFe escreveu:

Trabalho numa escola e lá há livros de atas que de um diretor para o outro foi "esquecido", ficando em aberto e feito um novo livro conforme a necessidade; outros livros, por terem pouco uso, estão com mais de dez anos de uso, com as folhas amareladas e dificultosos para o trabalho devido a seu estado de conservação.

Minha dúvida é se posso fazer o encerramento do livro antes do uso total das páginas, pondo nas páginas que não foram usadas carimbos com o nome "branco" o "em branco" e fazendo o encerramento do mesmo. e se isso se daria na próxima folha seguinte a última usada ou ao término do livro.

PÁGINAS CANCELADAS EM LIVROS CONTÁBEIS, FISCAIS, SOCIETÁRIOS E TRABALHISTAS

As páginas podem ser canceladas com o carimbo "EM BRANCO" ou com um traço na diagonal feito com caneta esferográfica ou tinteiro.

O Termo de Encerramento será feito na última página.

É interessante que na página anterior ao Termo de Encerramento, seja colocado um TERMO DE CANCELAMENTO DE PÁGINAS (em branco) dizendo que as de números de tanto a tanto foram canceladas, podendo colocar o motivo. Esse termo deve ser assinado pelos dirigentes atuais da entidade (instituição, empresa, associação).

(...)

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