CONTABILIDADE DE CUSTO HOSPITALAR
UMA REFLEXÃO SOBRE IMPLANTAÇÃO E NECESSIDADES
METODOLOGIA APLICADA À PESQUISA (Revisado em 21-02-2024)
Pelo caráter primaz da pesquisa - levantamento das metodologias de custos utilizadas pelos Hospitais - é necessário que se trabalhe com uma gama maior de técnicas de pesquisa científica, do que geralmente se utilizam nas pesquisas acadêmicas.
O objetivo foi o de buscar um levantamento de todas as informações necessárias para o estabelecimento de conteúdo significativo, abrangentes e práticos que possam ser utilizados por qualquer instituição hospitalar. Desta forma o método científico adotado foi a da indução, visto que partimos das observações e das práticas contábeis individuais de quatro hospitais para estabelecer verdades mais generalizadas.
Por se tratar de estabelecer o "como" e "para que" da realidade dos custos nas instituições hospitalares, a abordagem da metodologia foi direcionada para a pesquisa descritiva e qualitativa.
Quanto as técnicas de pesquisas adotamos as seguintes:
a) - Entrevista
As entrevistas foram realizadas junto aos contabilistas das instituições visitadas para levantamento e conhecimento das chamadas operações típicas dos hospitais, incluindo neste item a verificação do sistema de custo que utilizam.
Adotamos a técnica da entrevista não-estruturada, não participante e individual do ponto de vista do entrevistado e em dupla do ponto de vista do entrevistador.
b) - Análise Documental
Esta técnica foi utilizada na observação da aplicação direta dos planos de contas dos hospitais, na verficação dos livros de escrituração contábil e na análise das demonstrações financeiras.
A confidencialidade das informações quantitativas destas instituições foram mantidas, uma vez que não há interesse quanto aos valores apresentados, mas quanto ao modus operandi do sistema contábil das instituições pesquisadas.
c) - Técnica do Incidente Crítico
Um método de extrair informações que poderiam não ser expressas prontamente foi proposto por Flanagan, apud Smith (1999). Ele chamou-a de técnica do incidente crítico e a definiu como: "um conjunto de procedimentos para colher observações diretas do comportamento humano de forma a facilitar sua utilidade potencial na solução de problemas práticos e no desenvolvimento de princípios psicológicos amplos".
Por "incidente" Flanagan quis dizer qualquer atividade humana observável que é suficientemente completa em si mesma para permitir que sejam feitas inferências ou predições a respeito da pessoa que desempenha o ato.
Para ser "crítico", o incidente precisa ocorrer numa situação na qual a finalidade ou intenção do ato parece bastante clara para o observador e quando suas conseqüências são suficientemente definidas para deixar poucas dúvidas sobre o seu efeito.
Foi utilizada esta técnica para conhecer como os contadores hospitalares determinam os rateios de custos dos hospitais, as melhores épocas de contabilização de receitas e despesas e como ele trata o sistema de informações contábeis do hospital.