início > cursos Ano XX - 19 de junho de 2019



QR - Mobile Link
Mercado de Soja

APLICAÇÕES OU OPERAÇÕES DE RENDA VARIÁVEL

Mercado de Soja

  1. Mercado Futuro de Soja em Grão a Granel
  2. Opções de Mercado Futuro de Soja em Grão a Granel

A SOJA ou FEIJÃO-SOJA ou FEIJÃO-CHINÊS é planta da família das leguminosas, subfamília papilionácea (Glycine hispida), empregada na alimentação e sobretudo na indústria de óleos comestíveis (Fonte: Dicionário Aurélio). Seus resíduos são também utilizados na alimentação animal.


Mercado Futuro de Soja em Grão a Granel

Objeto de negociação: Soja brasileira, tipo exportação.

Cotação: Dólares dos Estados Unidos da América por tonelada métrica, com duas casas decimais, livre de quaisquer encargos, tributários ou não tributários.

Variação mínima de apregoação: US$ 0,10 (dez centavos de dólar dos Estados Unidos) por tonelada métrica.

Oscilação máxima diária: O limite de oscilação será fixado pela BM&F, por meio de ofício circular.

Unidade de negociação: 100 toneladas métricas de soja em grão a granel.

Meses de vencimento: Março, abril, maio, julho, setembro e novembro.

Data de vencimento e último dia de negociação: Nono dia útil anterior ao primeiro dia do mês de vencimento. Neste dia não se admitirão abertura de novas posições vendidas nem operações Day-Trade.


Opções de Mercado Futuro de Soja

Objeto da opção: O Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel negociado na BM&F, com vencimento no mês posterior ao mês de vencimento da opção.

Cotação: Prêmio da opção, expresso em dólares dos Estados Unidos da América por tonelada métrica, com duas casas decimais.

Variação mínima de apregoação: US$0,10 (dez centavos de dólar dos Estados Unidos da América) por tonelada métrica.

Unidade de negociação: Cada opção refere-se a um Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel, cuja unidade de negociação corresponde a 100 toneladas métricas de soja em grão a granel.

Preços de exercício: Os preços de exercício serão estabelecidos e divulgados pela BM&F, expressos em dólares dos Estados Unidos da América por tonelada métrica.

Meses de vencimento: Fevereiro, março, abril, junho, agosto e outubro.

Número de vencimentos em aberto: Conforme autorização da Bolsa.

Data de vencimento e último dia de negociação: Nono dia útil anterior ao primeiro dia do mês de vencimento. Nesse dia, não se admitirão abertura de novas posições vendidas nem operações day trade.

Exercício da opção: O exercício da opção implica a assunção pelo titular de uma posição comprada no Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel e pelo lançador de uma posição vendida no Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel, ambas pelo preço de exercício correspondente. Aplicam-se aos dois casos as exigências de margem de garantia, de liquidação financeira de ajustes e de liquidação no vencimento previstas no Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel objeto da opção.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.